Copom Deve Manter Selic em 15% e Sinalizar Corte em Março

Início - Notícias e Tendências do Agro - Copom Deve Manter Selic em 15% e Sinalizar Corte em Março
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reúne-se nesta quarta-feira (28) para definir a taxa básica de juros que vigorará nos próximos 45 dias. A decisão será divulgada por volta das 18h30, e analistas praticamente descartam mudanças, projetando a Selic em 15% ao ano.
Embora a manutenção seja consenso, o mercado concentrará atenção no comunicado pós-reunião, que pode indicar o início do ciclo de redução dos juros a partir de março.
Expectativas dos agentes financeiros
- Pesquisa Focus: projeção da Selic em 12,25% ao fim de 2026 foi mantida.
- SulAmérica Investimentos: dados recentes confirmam o cenário-base do BC de desaceleração econômica e inflacionária, mas o baixo desemprego ainda preocupa; aposta em Selic estável agora e menção implícita a cortes em março.
- Itaú: adiou para março a previsão do primeiro corte de 0,25 ponto percentual, citando necessidade de maior confiança na desinflação e de preservação da credibilidade do BC.
- XP: avalia que indicadores pouco mudaram desde dezembro; espera Selic em 15% nesta semana e sinalização explícita de que as reduções começarão em março, com cinco cortes de 0,50 ponto cada até 12,50%.
As casas de análise convergem na leitura de que o Copom deve ajustar o tom da comunicação, trocando a ênfase em “vigilância” por mensagens de “paciência” e “serenidade”, ao mesmo tempo em que preserva a estratégia de combater a inflação dentro da meta de 3%.
O encontro desta quarta-feira ocorre em meio a um mercado de trabalho ainda aquecido, considerado o principal risco à trajetória de queda dos preços, sobretudo no setor de serviços. Apesar disso, a maior parte dos economistas entende que a convergência da inflação permite iniciar a flexibilização monetária no primeiro trimestre.

Imagem: canalrural.com.br
Com a decisão de hoje, a Selic completará o sétimo encontro consecutivo em 15%, patamar mantido desde agosto de 2023.
Com informações de Canal Rural