Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - Copom Mantém Selic em 15% ao Ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, na noite desta quarta-feira (17), preservar a taxa básica de juros da economia em 15% ao ano. A resolução foi tomada após dois dias de discussões entre o presidente da autoridade monetária e seus diretores, em Brasília.
Na reunião anterior, realizada em 29 e 30 de julho, o colegiado já havia interrompido a sequência de elevações da Selic, justificando a pausa pelo ambiente externo mais adverso, influenciado pelas políticas comercial e fiscal dos Estados Unidos.
Critérios para a decisão
- Conjuntura inflacionária interna;
- Situação das contas públicas;
- Nível de atividade econômica;
- Cenário internacional e seus riscos.
De acordo com as normas do Banco Central, a taxa definida vale pelos próximos 45 dias, prazo até o próximo encontro do Copom. As atas da reunião serão divulgadas em até quatro dias úteis.
Instrumento de controle da inflação
A Selic é o principal mecanismo utilizado pelo Banco Central para cumprir a meta de inflação. Juros mais altos encarecem o crédito, freiam a demanda e incentivam a poupança, contribuindo para conter pressões inflacionárias. Por outro lado, taxas elevadas também podem limitar a expansão da economia.
As instituições financeiras levam em conta a Selic e outros fatores, como risco de inadimplência, custos administrativos e margem de lucro, ao definir os juros cobrados dos clientes.
Imagem: Rafa Neddermeyer via canalrural.com.br
Esta foi a sexta reunião do Copom em 2024 e, até o momento, a segunda consecutiva em que o comitê opta por manter a Selic estável.
Com informações de Canal Rural