Tudo Sobre Roça OpenGraph

CPMI do INSS prende em flagrante presidente da Conafer

Início - Notícias e Tendências do Agro - CPMI do INSS prende em flagrante presidente da Conafer

Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), foi detido em flagrante pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS na madrugada desta terça-feira (30), enquanto prestava depoimento no Congresso Nacional.

Lopes negou participação em supostas fraudes envolvendo descontos aplicados a aposentados e disse desconhecer detalhes de operações financeiras de pessoas e empresas ligadas à confederação, atualmente sob investigação por irregularidades.

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que o depoente faltou com a verdade mesmo após comprometer-se a falar de forma verídica. Para o senador, Lopes escondeu informações e tentou passar a impressão de que os procedimentos sob análise eram legais, o que, segundo Viana, caracterizaria falsidade ideológica.

A voz de prisão havia sido solicitada minutos antes pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que atribuiu a Lopes ao menos quatro episódios de falso testemunho durante a oitiva.

Relator da comissão, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) adiantou que pedirá ainda hoje a prisão preventiva de Lopes ao ministro André Mendonça, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Parlamentares alegam risco de fuga e de dificuldades para recuperar recursos supostamente desviados dos cofres públicos.

CPMI do INSS prende em flagrante presidente da Conafer - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

Após a prisão, o procedimento padrão prevê que o depoente seja ouvido pela autoridade policial e, em seguida, aguarde decisão judicial sobre eventual manutenção da custódia.

Com informações de Canal Rural

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!