Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - Crédito Amplo Avança Apesar da Desaceleração, Diz BC
O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central informou nesta quarta-feira (27) que o crédito amplo segue em expansão consistente, ainda que mostre desaceleração na ponta. O órgão ressaltou que o movimento ocorre em um cenário de taxa básica de juros contracionista e elevado endividamento de famílias e empresas.
De acordo com a ata divulgada, a moderação era esperada e reflete condições financeiras mais restritivas e a perda de fôlego da atividade econômica. No segmento de pessoas físicas, todas as modalidades de crédito desaceleraram, exceto o não consignado. Entre as empresas, o crescimento diminuiu para todos os portes, com exceção das médias.
Na semana passada, o colegiado manteve o Adicional Contracíclico de Capital Principal (ACCPBrasil) em 0%. O mecanismo exige que os bancos acumulem capital extra na fase de expansão do crédito para ser utilizado em períodos de retração.
O Comef destacou que a materialização de risco tem crescido para micro, pequenas e médias empresas e deve permanecer pressionada no curto prazo. Para as famílias, linhas consideradas de maior risco avançam mais rápido que as de menor risco, enquanto os ativos problemáticos aumentam, principalmente no crédito rural.
O comitê alertou que o endividamento das famílias continua elevado, com o comprometimento de renda em trajetória ascendente, influenciado pelas altas taxas de juros e pela maior procura por modalidades mais caras.
Imagem: Canva via canalrural.com.br
Mesmo em desaceleração pelo segundo trimestre consecutivo, o mercado de capitais apresenta ritmo de crescimento significativamente superior ao do crédito bancário, o que, segundo o colegiado, requer cautela adicional.
Os fundos de crédito privado registraram captação líquida positiva. A combinação de maior demanda por títulos de crédito privado e redução na oferta desses papéis tem mantido os spreads em níveis reduzidos. Ainda assim, o mercado diferencia o risco entre emissores, e testes de estresse apontam baixo risco de liquidez nesses fundos, concluiu o Comef.
Com informações de Canal Rural