Cultivando Culantro: Plantando, Cuidado e Colhendo Esta Erva Saborosa
A maioria das pessoas nunca ouviu falar de culantro, mas se você está procurando uma nova opção saborosa para começar a crescer em seu jardim de ervas, pode ser exatamente a coisa.
Culantro é conhecido por seu forte perfume aromático que se espalha pelo ar onde quer que seja tocado. Ele também tem um sabor forte que é perfeito como um tempero para muitos pratos diferentes.
Curioso para saber mais? Vamos ver como cultivar culantro em seu jardim.
O que é Culantro?
Culantro (Eryngium foetidum) originou-se no México, América Central e do Sul. É uma erva culinária que é usada na culinária caribenha, latino-americana e asiática. Muitos pratos populares ao longo dessas áreas apresentam esta erva.
Infelizmente, não é amplamente popular em todos estados do brasil, embora tenha crescido e usado em Porto Rico nos estados unidos, onde é conhecido como recao.
Culantro tem vários nomes ou apelidos. Os mais populares são coentro longo e coentro falso. No Vietnã, onde é um ingrediente popular, chama-se erva-folha de serra.
Como você pode adivinhar a partir do nome, culantro está intimamente relacionado com coentro (Coriandrum sativum).
Não importa o que você chama, esta erva culinária tem um sabor forte que as pessoas amam ou odeiam (como coentro!).
É comumente usado em pratos que contêm carnes, legumes e chutneys.
Culantro parece diferente de seu primo coentro. Para começar, é mais alto e vai para a semente nos dias prolongados da primavera em vez de verão.
Uma vez que você vê as plantas lado a lado, é fácil distingui-las, mas ambas têm aromas semelhantes, com culantro sendo mais forte.
A maioria das pessoas cultiva culantro como um anual, mas é tecnicamente uma planta bienal. Isso significa que cresce por dois anos se for propagado em uma região quente o suficiente para permitir que ele sobrevase.
Culantro é uma planta tropical, então enquanto aqueles em áreas mais frias podem cultivar esta erva culinária, só é possível cultivá-la como um ano no solo. Esta erva cresce como uma bienal nas Zonas de Cultivo do USDA 7-11.
Plantando Culantro em Seu Jardim
A melhor hora para plantar culantro ao ar livre é na primavera após a geada final em sua área. Esta planta não é amigável à geada, então certifique-se de que o perigo se foi antes de plantá-la lá fora. A exposição à geada mata essa erva.
Esta erva gosta de solo bem drenante, fértil e rico com uma faixa de pH entre 6.0-7.5. Antes do plantio, é melhor misturar em vários centímetros de adubo ou estrume composto em seu solo. Isso adiciona os nutrientes que a planta de culantro requer para um crescimento ideal.
Culantro cresce nativo na América Central em áreas parcialmente sombrias. Em seu jardim, mire nas mesmas condições. Culantro cresce melhor em sombra parcial, resultando em folhas maiores e uma colheita prolongada.
O aumento das temperaturas e o sol demais fazem com que esta planta vá para a semente, fazendo com que as folhas se agridam. Plantar culantro em plena luz solar encurta o tempo total de vida.
Começando Culantro Da Semente
Esta erva é lenta para começar a partir da semente, mas cresce bem uma vez que se estabelece no chão. É melhor começar a semente dentro de casa 6-8 semanas antes da data final de geada em sua área para dar à planta a melhor vantagem.
Encha suas panelas de mudas com uma mistura de partida de sementes ou coir de coco e mistura de musgo de turfa. Certifique-se de manter a mídia de plantio úmida depois de plantar duas a três sementes em cada vaso.
Ao iniciar as sementes de culantro dentro de casa, quanto mais calor e calor fornecidos, mais rápido as sementes germinam. Considere usar um tapete de calor para seus brotos de culantro. Leva de 14 a 30 dias para as sementes de culantro germinarem.
Transplante as mudas lá fora depois da última geada da primavera. Plante as mudas em recipientes ou no chão que está preparado para essas ervas. Espaço cada planta culantro de 8-12 polegadas de distância, e certifique-se de regar bem após o plantio para estabelecer o sistema radicular.
Cultivo de Culantro em Contêineres
Muitos jardineiros preferem cultivar culantro em recipientes porque a geada mata esta planta. Cultivar esta erva em um recipiente permite que você traga para dentro antes que as temperaturas fiquem muito baixas.
Escolha um recipiente profundo e largo, como um que tem 8-12 polegadas de largura e profundidade. Use o solo de vaso projetado para recipientes para garantir que esteja bem drenante.
Cuidando de Plantas culantro
Na maioria das vezes, culantro é uma planta fácil e de baixa manutenção que só precisa ser regada e fertilizada regularmente. Aqui está o que você precisa saber sobre cuidar dessa erva.
Certifique-se de verificar o solo ao redor das plantas culantro regularmente. Se a parte superior do solo estiver seca, é hora de regar.
Aplicar uma camada grossa de mulch orgânico ao redor da base de suas plantas culantro ajuda a reter umidade no solo. O mulch orgânico impede o crescimento de ervas ao redor da planta que podem competir pelos nutrientes no solo.
As plantas de culantro se beneficiam de alimentação regular porque leva a mais produção de folhas. Tente usar alimentos de plantas líquidas a cada duas semanas em suas plantas.
Outra opção é misturar um fertilizante granular de liberação lenta no solo durante o plantio na primavera. Uma mistura 14-14-14 fornece à planta nutrientes por três a quatro meses. Você também pode vestir de lado a planta com adubo.
Plantas companheiras de Culantro
Culantro tem várias boas plantas companheiras que você deve considerar ao cultivar esta erva.
- Coentro
- Pimentas
- Orégano
- Tomates
Culantro Pests & Doenças
Uma das melhores razões para cultivar essa erva – além do sabor – é que ela é geralmente considerada uma planta livre de pragas e doenças. Tem poucos problemas, tornando-o ideal para quem precisa de baixa manutenção.
Aqui estão alguns dos problemas potenciais que culantro enfrenta.
Vermes do Exército
Se você ver buracos circulares agrupados de perto na folhagem, você pode ter vermes do exército. Essas larvas jovens se alimentam muito das plantas, levando à esqueletização da folhagem.
Esses insetos se reproduzem tão rapidamente que podem se acumular rapidamente e matar uma planta. É possível controlar uma população de vermes do exército usando Bacillus thuringiensis como método de controle biológico. O óleo de neem também funciona em alguns casos.
Nematodes
Several species of nematodes appear in the case of direct sowing, but the root knot nematode is the most common one to infect this herb. Root knot nematodes cause galls on the roots that reduce the plant vigor. You might notice yellowing of the plants and, eventually, the plant will die.
Solarizar o solo antes de plantar suas ervas reduz a população de nematoides. Caso contrário, tratar plantas infectadas com nematoides de nó raiz são difíceis de tratar. Na maioria dos casos, essas plantas precisam ser removidas.
Mancha de folha bacteriana
Esta doença bacteriana causa pequenos pontos encharcados de água entre veias de folhas que eventualmente aumentam e tornam-se marrons ou pretos. Pode causar listras escuras ao longo das hastes, juntamente com um amarelamento da planta.
É difícil de controlar, então evite a rega rédua e nunca trabalhe com uma planta molhada. Na maioria dos casos, as plantas infectadas com manchas de folha de bactérias devem ser removidas do jardim.
Colhendo Culantro
Colher culantro é semelhante à colheita da maioria das ervas. A planta está pronta para colher cerca de 10 semanas após a semeadura.
Escolha as folhas individuais durante todo o verão até que as altas temperaturas cheguem. Uma vez que as temperaturas quentes se estabelecem, a planta cresce fora de sua roseta, estendendo-se para cima em um talo à medida que vai para a semente.
Depois de colocar sementes, a planta morre. Às vezes, as sementes caem no chão e se ressuem, mas em áreas com temperaturas congelantes durante o inverno, a maioria das sementes morrem no chão.
Certifique-se de cortar o talo de flores quando ele parece incentivar mais produção de folhas do que flores. Com o tempo, a planta florescerá, e nesse ponto, as folhas têm um sabor e textura resistentes e menos atraentes.
As folhas mais externas são as primeiras que devem ser colhidas. Aguarde até que sejam grandes o suficiente para usar e use tesouras de jardinagem afiadas e limpas para removê-las da planta.
Preservando folhas de culantro
Após a colheita, as folhas de culantro têm uma vida útil curta, a menos que preservadas. A maneira mais popular de preservar esta erva é no azeite. Mantenha as folhas no azeite em um recipiente de ar apertado dentro da geladeira.
Outra opção é permitir que as folhas sequem e, em seguida, moê-las em pó. Culantro em pó mantém bem seu sabor e cor, mas não deixe de armazenar na geladeira para preservar o sabor.