Cultivo de alface a partir de sementes confira!
A semeadura direta é a maneira mais fácil de cultivar alface. Portanto, espalhe a semente muito finamente ao longo de uma fileira e cubra levemente com o solo, ou espalhe-a sobre uma cama e coloque-a com um ancinho. Mas, a semente de alface é muito fina e não é fácil de espalhar uniformemente. Portanto, ambos os métodos provavelmente exigirão que você afine suas mudas mais tarde.
Ou seja, as sementes de alface geralmente germinam dentro de sete a dez dias, mas podem levar apenas dois ou até doze dias. Então, depende da variedade, da temperatura, da umidade e de outros fatores.
Para afinar suas mudas se forem muito densas, corte as plantas de alface excedentes em vez de retirá-las, para não danificar as raízes das plantas vizinhas. A semeadura direta provavelmente causará algumas perdas.
Cultivo de alface a partir de sementes: Dicas
Mudas de alface emergentes são muito vulneráveis a todos os tipos de insetos.
Ou seja, as lesmas os amam, assim como as cigarrinhas, e as tesourinhas e outros insetos do solo podem pegá-los antes mesmo de chegarem à superfície. Além disso, as alfaces crescem muito lentamente no início e são facilmente cobertas por ervas daninhas.
Você também pode cultivar suas alfaces em vasos ou cestos e transplantá-las quando forem grandes o suficiente para serem manuseadas.
Manuseie-os com muito cuidado para minimizar o choque do transplante. Mas, o ideal é que você não mecha com as raízes. Sendo assim, por essa razão, os punnets ou bandejas de plantio com ranhuras individuais são preferíveis aos vasos.
Ou seja, apenas transplante alface no final da tarde para dar-lhes o maior tempo possível para se acomodar, antes que eles tenham que lidar com o sol e o calor.
Contudo, se suas mudas de alface foram cultivadas na sombra ou semi-sombra, você precisa endurecê-las ao sol antes de transplantá-las.
Sendo assim, você pode fornecer sombra por alguns dias em sua nova posição e depois removê-la gradualmente. Mas, algumas horas no primeiro dia, mais no próximo e assim por diante. No entanto, se estiver muito quente, talvez seja necessário fazer as duas coisas.
Quanto mais frio o clima, maiores são as chances de transplantar com sucesso sua alface.
Cultivo de alface a partir de sementes: Cultivo de alface
As alfaces precisam crescer rápido para ficarem saborosas, então mantenha a água e os nutrientes. Portanto, se o tempo estiver muito quente e seu solo arenoso, você precisará regar diariamente. Então, enfie o dedo no solo se não tiver certeza. As alfaces têm um sistema radicular muito raso, por isso, se o dedo não encontrar água, a alface também não.
No entanto, se sua alface cresce lentamente, apesar de ter muita água, ela precisa de mais comida. Idealmente, você plantou sua alface em um canteiro bem preparado que perdeu matéria orgânica e composto nele.
Ou seja, se não, então você precisa fornecer nutrientes extras, especialmente nitrogênio. O problema é que o excesso de nitrogênio adicionado torna as plantas melosas e fracas e muito atraentes para os insetos. Portanto, pequenas doses repetidas de fertilizante são melhores do que uma grande dose.
Contudo, um fertilizante clássico com alto teor de nitrogênio seria esterco de galinha.
As alfaces precisam de alguma sombra no clima quente. Porém, não os plante em sombra profunda, como debaixo de uma árvore. Eles só vão se transformar em coisas pálidas e com poucas folhas. Ou seja, o ideal é que você encontre uma posição que forneça sombra manchada à tarde. Então, outras opções são o interplantio entre plantas mais altas que não irão sombreá-las totalmente (capsicum/pimenta ou berinjela, tomate em estacas).
Cultivo de alface a partir de sementes: Cultivar alface em um canteiro de coentro
Ou seja, coentro funciona bem para mim. O coentro é ainda mais sensível ao calor do que a alface. Portanto, ele semeia primeiro e as folhas finas e as cabeças das flores sombreiam a alface apenas o suficiente para permitir que ela fique lá.
Portanto, isso não funcionará para todos. Depende do seu clima e da variedade de alface que você cultiva. Mas pegue a ideia e experimente!
Se você se surpreender com uma onda de calor, sempre poderá cortar um galho frondoso em algum lugar e enfiá-lo no chão ao lado de sua alface.
Colhendo Alface:
No entanto, você pode começar a colher alfaces de folhas soltas ou apenas duas a três semanas após a germinação. Portanto, nesse momento, eles serão apenas do tamanho microgreen, mas é um começo. Então, remova cuidadosamente algumas folhas externas conforme necessário.
Sendo assim, você também pode remover plantas inteiras cortando-as no nível do solo se suas alfaces estiverem crescendo muito densamente.
Ou seja, Inicialmente, sua colheita não será mais do que uma cobertura de sanduíche, mas em breve você terá o suficiente para sua primeira saladeira. Além disso, você pode continuar colhendo sua alface assim por muitas semanas.
Após cerca de oito semanas, as folhas terão atingido seu tamanho maduro. Se você não colher as folhas externas agora, a planta começará a se alongar e desenvolver um caule de semente, ponto em que começará a ter um sabor amargo. Mas continue colhendo as folhas externas e você pode adiar esse “aparafusamento à semente”. Claro, isso também depende da temperatura. Quando ficar muito quente, nada impedirá que sua alface semeie.
Eu não recomendo cultivar variedades de alface em climas quentes, mas se você quiser tentar de qualquer maneira, ou se viver em um clima mais frio, terá que esperar de dez a doze semanas para variedades de Romaine e até 15 semanas para variedades crisphead para amadurecer.
Sendo assim, naturalmente, você colhe essas alfaces cortando a planta inteira.
Ou seja, novamente, uma vez que a cabeça começa a se alongar para formar um caule de semente, as folhas ficarão amargas, então não deixe muito tarde só porque você está esperando uma cabeça maior ainda.
Pessoalmente, não consigo pensar em uma boa razão para cultivar variedades de coração. Para mim, as variedades de folhas soltas têm muitas vantagens.
Plantar alface e vendê-la com um bom lucro, veja aqui.