Início - Notícias e Tendências do Agro - Custos De Insumos Para Leite Sobem 0,95% no RS
O Índice de Insumos para Produção de Leite Cru do Rio Grande do Sul (ILC) registrou alta de 0,95% em agosto, na comparação com julho, informou a Assessoria Econômica da Federação da Agricultura do Estado (Farsul) nesta terça-feira (30).
Principais variações em agosto
- Fertilizantes: +2,19%, impulsionados pela valorização de 7% da ureia no mercado internacional;
- Concentrado: +1,5%;
- Silagem: -0,02% (estabilidade);
- Combustíveis: -1,5%;
- Energia elétrica: +1,65%.
No acumulado de 2025, o ILC aponta deflação de 2,67%, movimento que acompanha o IPA-DI da Fundação Getulio Vargas e indica arrefecimento dos custos ao produtor. Já no recorte de 12 meses encerrados em agosto, o índice acumula inflação de 9,4%.
Itens com maiores aumentos em 12 meses
- Sal mineral: +15,7%;
- Fertilizantes: +14,9%;
- Energia elétrica: +10%;
- Silagem: +9,5%;
- Concentrado: +7,2%.
Segundo a Farsul, há sinais de desaceleração inflacionária em função da política monetária contracionista. Caso a tendência se mantenha, o ILC pode registrar variações negativas em 12 meses já no último trimestre, favorecendo a recomposição das margens dos produtores.
Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Para setembro, a federação projeta quedas nos preços de milho e soja, além de possível recuo nos combustíveis devido à desvalorização do dólar e à baixa do petróleo. Em sentido contrário, a ureia ainda apresenta fundamentos de alta, podendo sustentar novas pressões sobre os fertilizantes.
Com informações de Canal Rural