Dicas para o transplante de mudas confira!

Compartilhar

Dicas para o transplante de mudas confira!

No entanto, veja como garantir que suas mudas de plantas sejam transplantadas com sucesso para o jardim. Quando nos referimos a “transplante”, queremos dizer o ato de mover mudas ou pequenas plantas de seus vasos para o solo do jardim. Isso se aplica a ambos:

  • Pequenas plantas iniciais (chamadas “transplantes” ou “iniciativas”) compradas no viveiro. No entanto, alguns vegetais são difíceis de começar a partir da semente (ou demoram muito), então contamos com os viveiros para começar. Exemplos são tomates, berinjela e pimentão.
  • Ou seja, as plantas jovens começaram a partir de sementes em casa. Mas, alguns jardineiros iniciam as plantas a partir de sementes dentro de casa por conta própria para obter um salto inicial na temporada, especialmente se vivem em um clima do norte com uma estação de crescimento curta.

1. Quando Transplantar: Dicas para o transplante de mudas

Certamente, o transplante depende da planta. Mas, algumas plantas, como o espinafre, são culturas de estação fria, o que significa que devem ser plantadas antes que as temperaturas externas fiquem muito quentes. Por outro lado, outras, como tomates e pimentões, são culturas de estação quente e serão enfraquecidas por temperaturas muito frias. Então, a temperatura do solo também é importante.

Não se apresse! 

Ou seja, mais cedo não é necessariamente melhor e temperaturas frias diminuirão as taxas de crescimento. Então, as plantas que gostam de calor não devem ficar do lado de fora até que as temperaturas noturnas permaneçam consistentemente acima de 15 ° C .

Portanto, fique de olho nas previsões meteorológicas locais enquanto se prepara para o transplante. Ou seja, se uma onda de frio grave for iminente, adie o transplante até que as temperaturas estejam mais agradáveis.

Contudo, se você iniciar suas plantas a partir de sementes, é uma boa ideia acompanhar quando você as inicia e quando as transplanta. Isso irá ajudá-lo a planejar nos próximos anos!

2. Prepare o jardim e as plantas: Dicas para o transplante de mudas

Quando o tempo parece que está melhorando, comece a preparar seu jardim para o transplante no solo.

  • Afrouxe e corrija o solo. Ou seja, o solo do seu jardim pode ter ficado compactado durante o inverno, então solte e areje o solo antes de plantar. Mas, remova quaisquer pedras ou raízes de ervas daninhas. Sendo assim, trabalhe em abundância de matéria orgânica até a profundidade de uma pá para ajudar o solo a reter a umidade, drenar bem e permitir a fácil penetração das raízes das mudas.
  • Qualquer coisa que aumente a temperatura do solo ajudará as plantas a se ajustarem ao choque do solo frio. Então, espalhe plástico preto ou tecido de paisagismo em todo o local para aumentar a temperatura do solo algumas semanas antes do plantio.
  • Evite andar no solo criando caminhos ou tábuas para se apoiar. Portanto, caminhar sobre o solo o compacta, dificultando a penetração de pequenas raízes, água e ar.
  • Então, durante a última semana dos transplantes em ambientes fechados, retenha fertilizantes e água com menos frequência para condicioná-los à vida mais dura ao ar livre.
  • Plantas endurecidas. No entanto, quaisquer mudas ou plantas que estão vindo do interior para o exterior devem passar por uma transição gradual ou passarão por um choque. Mas, comece regando bem as plantas. Então, 7 a 10 dias antes do transplante, coloque as mudas ao ar livre em sombra manchada que é protegida do vento por algumas horas por dia, aumentando gradualmente sua exposição a pleno sol e condições de vento. Sendo assim, isso os deixará mais acostumados a eventualmente viver ao ar livre em tempo integral.
  • Portanto, mantenha o solo sempre úmido durante o período de endurecimento. Mas, ar seco e brisas de primavera podem resultar em rápida perda de água.

3. Transplantando do vaso para o solo: Dicas para o transplante de mudas

Se possível, transplante em um dia quente e nublado no início da manhã. Isso dá às plantas a chance de se estabelecerem no solo sem serem expostas instantaneamente ao intenso sol do meio-dia. Portanto, verifique a umidade do solo. Teste para ver se o solo está muito úmido ou muito seco para cavar. O solo deve estar úmido, mas não encharcado. Então, regue profundamente um dia antes de trabalhar o solo. O solo muito seco puxa a umidade das raízes das plantas e as danifica.

Use um ancinho para criar uma superfície lisa e nivelada.

Sendo assim, cave um buraco de plantio que seja um pouco maior que o torrão da planta e tão profundo quanto.

Além disso, vire o vaso de cabeça para baixo enquanto apoia o lado do solo com a outra mão, tomando cuidado para não esmagar ou derrubar a planta. Mas, bata no fundo do vaso para ajudar a plântula a sair.

No entanto, coloque a muda na cova de plantio na mesma profundidade em que estava crescendo no vaso. Ou seja, você deve ser capaz de cobrir a muda com cerca de ¼ de polegada de solo. Preencha com terra ao redor do torrão.

Então, comprima suavemente o solo ao redor da muda para que haja um bom contato entre as raízes da muda e o solo.

Sendo assim, mergulhe o solo ao redor das novas mudas imediatamente após o transplante para assentar as raízes, eliminar bolsas de ar e reduzir o potencial de choque do transplante.

Dicas:

Ou seja, alguns dias após o transplante, dê a cada muda uma xícara de fertilizante inicial para garantir que o fósforo, que promove um forte desenvolvimento radicular, esteja disponível na zona radicular de novos transplantes.

Porém, Misture duas colheres de sopa de um fertilizante inicial 15-30-15 em um galão de água (uma colher de sopa para videiras, como melão e pepino).

Então, se a estação ou o clima for particularmente seco, espalhe cobertura morta para reduzir a perda de umidade.

Por fim, Observe a previsão de geadas no final da primavera e planeje proteger suas plantas de acordo. Cloches, molduras frias ou lençóis podem ser usados ​​para proteger as plantas. Então, certifique-se de remover as coberturas de proteção pela manhã.

No entanto, após o transplante, mantenha o solo úmido, nunca deixando secar. Regue suavemente com um regador ao nível do solo (NÃO de cima). Então, até que as plantas estejam bem estabelecidas, regue com frequência suficiente (geralmente cerca de uma vez por dia) para que a superfície do solo nunca seque, mas permaneça constantemente úmida.

Facebook Comments Box
Bruna Silva
Bruna Silva

Sou Blogueira, editora, professora e empreendedora digital, trabalho com internet a mais de 7 anos, principalmente na área de redação e produção de conteúdo, no seguimento agro agronegócio e etc.

Artigos: 3230