DNA de Moscas Revela Onças em Fazenda da Heineken

Início - Notícias e Tendências do Agro - DNA de Moscas Revela Onças em Fazenda da Heineken

Uma análise genética de material encontrado no trato digestivo de moscas identificou a presença de onça-parda (Puma concolor), anta (Tapirus terrestris) e três espécies de primatas em uma fazenda do Grupo Heineken, localizada em Itu, interior de São Paulo.

A técnica aplicada, conhecida como iDNA (DNA derivado de invertebrados), foi usada pela primeira vez na região para medir os efeitos de ações de restauração ecológica e agricultura regenerativa sobre a fauna local.

Como o estudo foi conduzido

  • Foram instaladas 18 armadilhas para captura de moscas, posicionadas a pelo menos 600 m umas das outras nos 800 ha da propriedade.
  • Após coletados, os insetos foram mantidos a −20 °C e, em laboratório, passou-se à extração do DNA presente nos seus tratos digestivos.
  • Como as moscas se alimentam de matéria orgânica de origem animal, o material genético encontrado indica quais espécies circulam pelo local.

Segundo Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo Heineken, o projeto começou com foco em gestão de água e captura de carbono, mas a restauração da biodiversidade rapidamente se mostrou “passo essencial e complementar”.

Osvaldo Stella Martins, chefe de sustentabilidade da Rizoma, empresa que participa da iniciativa, destaca que o iDNA oferece “precisão científica” para comprovar os avanços da agricultura regenerativa e do reflorestamento.

Para Pedro Galetti, CEO do Instituto BioCGen, também envolvido no trabalho, o uso de ferramentas moleculares no monitoramento da biodiversidade “é uma realidade mundial crescente” e os resultados reforçam a eficiência dessas tecnologias.

DNA de Moscas Revela Onças em Fazenda da Heineken - Imagem do artigo original

Imagem: Pixabay via canalrural.com.br

Com o levantamento, a fazenda passa a contar com dados concretos para avaliar o impacto de suas práticas de manejo sobre a conservação da fauna e dos serviços ecossistêmicos associados.

Com informações de Canal Rural

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!