Bactéria
Existem duas infecções bacterianas comuns associadas a peras. A praga do fogo é uma bactéria conhecida como Erwinia amylovora. Este organismo viverá durante o inverno em palha de folhas, frutas caídas ou madeira podre ao redor da base das árvores. Ele tende a infectar novas brotos primeiro fazendo com que eles ooze um líquido claro.
Insetos carregam o líquido até a árvore e espalham as bactérias por toda parte. Em pouco tempo, galhos inteiros começam a parecer como se tivessem sido queimados. As folhas marrom, flores murcham, e frutas caem prematuramente.
Limpe e higienize todas as ferramentas de poda antes de usá-las em suas árvores. Corte todas as partes afetadas da árvore e queime-as. Remova todo o mulch ao redor da base de uma árvore afetada e queime-a.
O poço pedregoso é outra doença viral que afeta as pereiras. O organismo exato que causa a doença ainda é desconhecido. Afeta o fruto de peras fazendo com que elas fiquem fracas e feias. Como a praga do fogo, a única coisa que os jardineiros podem fazer é remover todas as folhagens infectadas e mulch da área.
Fungo
Doenças fúngicas são mais comuns do que doenças bacterianas e mais fáceis de combater. Algumas infecções fúngicas comuns em peras incluem:
- Folha Spot – Manchas pretas e amarelas nas folhas e lesões nas frutas
- Pera Scab – Manchas escuras em folhas, frutas e galhos. Fica cinza e rachado.
- Mancha de fuli de sooty – Manchas escuras borradas que ocorrem em frutas e folhas. Pode ser lavado.
Se ocorrer uma infecção fúngica, higienize todas as ferramentas usadas em árvores frutíferas ou ao redor. Remova o mulch e substitua-o com material limpo. Podar a árvore para permitir um melhor fluxo de ar. Evite regar demais ou permitir que a área fique muito úmida.
Prevenção de Doenças
Árvores saudáveis adoecem menos vezes. Podar suas pereiras quando forem jovens para promover um crescimento forte e um dossel aberto. Impeça mulch de tocar no tronco da árvore. Pode ser colocado ao redor do porta-malas, mas não até ele. Você pode considerar o uso de adubo em vez de palha ou palha em ambientes úmidos.
Evite usar fertilizantes de nitrogênio alto em peras. Isso causa toneladas de novos crescimentos não naturais e as torna suscetíveis à infecção. Em vez disso, use um adubo ativo para mulch-los duas vezes por ano.
Finalmente, existem fungicidas orgânicos disponíveis nas lojas de suprimentos de jardim como último recurso. Alguns jardineiros fazem seus próprios sprays para combater fungos e bactérias.