Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - e-Phyto Ultrapassa 20 Mil Certificados Emitidos
O Certificado Fitossanitário Eletrônico (e-Phyto) superou a marca de 20 mil emissões na segunda-feira (18). A ferramenta, lançada em maio de 2024 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), é exigida para exportações de produtos vegetais conforme a Portaria nº 749/2024.
Desenvolvido em parceria com a Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetais (CIPV), o sistema digital substitui o documento em papel, eliminando carimbos e simplificando o trâmite alfandegário. O ministro Carlos Fávaro compara o certificado a um “passaporte” que assegura a sanidade das mercadorias no comércio exterior.
Desde a primeira emissão, em 16 de janeiro, o e-Phyto já foi utilizado por 447 empresas brasileiras. As certificações ocorreram em 61 pontos de atendimento instalados em portos e aeroportos de todo o país.
Entre os principais números divulgados pelo Mapa estão:
Imagem: Secretaria de Agricultura e Abastecimento via canalrural.com.br
- 52 países de destino atendidos;
- 56 categorias de produtos vegetais, como frutas, grãos e sementes;
- Processo totalmente digital, com mais agilidade, segurança e rastreabilidade.
A pasta projeta que o volume de emissões continuará crescendo nos próximos meses, impulsionando o acesso dos produtos agrícolas nacionais a mercados internacionais com um padrão de certificação reconhecido e mais eficiente que o modelo anterior em papel.
Com informações de Canal Rural