Imagem destacada Entomologista Brasileiro Integra Lista Nature&#;s de

Entomologista Brasileiro Integra Lista Nature’s 10 de 2025

Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Entomologista Brasileiro Integra Lista Nature’s 10 de 2025

O entomologista Luciano Andrade Moreira foi escolhido pelos editores da revista Nature como uma das dez personalidades que devem moldar a ciência em 2025. O pesquisador integra a tradicional lista Nature’s 10, divulgada anualmente pela publicação britânica.

Há mais de dez anos, Moreira investiga, em parceria com outros cientistas, o uso da bactéria Wolbachia em mosquitos Aedes aegypti para impedir a transmissão dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A técnica, batizada de Método Wolbachia, foi detalhada em artigo de 2009, no qual o grupo demonstrou que insetos portadores da bactéria têm menor probabilidade de contrair esses vírus.

Segundo a Nature, o mecanismo exato ainda não é totalmente compreendido, mas há indícios de que a bactéria competiria com os vírus por recursos ou estimularia a produção de proteínas antivirais.

Quando mosquitos infectados com Wolbachia — apelidados de wolbitos — são liberados em áreas urbanas, a bactéria é passada às gerações seguintes, contribuindo para reduzir a circulação dos vírus.

Implantação em cidades brasileiras

O Ministério da Saúde incluiu o Método Wolbachia na estratégia nacional de combate às arboviroses. A implantação ocorre atualmente em:

  • Balneário Camboriú (SC)
  • Brasília (DF)
  • Blumenau (SC)
  • Joinville (SC)
  • Luziânia (GO)
  • Valparaíso de Goiás (GO)

A escolha dos municípios leva em conta indicadores epidemiológicos e a incidência elevada de arboviroses nos últimos anos.

Entomologista Brasileiro Integra Lista Nature’s 10 de 2025 - Imagem do artigo original

Imagem: Peter Ilicciev via canalrural.com.br

Reconhecimento internacional

Fundada em 1869, a Nature é a revista científica mais citada do mundo. A lista Nature’s 10 não tem caráter de prêmio ou ranking acadêmico, mas destaca pesquisadores e iniciativas de grande impacto global. Em 2023, a ministra Marina Silva foi incluída pela atuação no combate ao desmatamento na Amazônia.

Com a inclusão de Luciano Andrade Moreira, o Brasil volta a figurar entre os nomes que se destacam na ciência mundial.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Artigo criado em: 08/12/2025
Revisado em: Dezembro de 2025

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro