Espatódea Tóxica Ameaça Abelhas e é Vetada em SC

Início - Notícias e Tendências do Agro - Espatódea Tóxica Ameaça Abelhas e é Vetada em SC

A árvore Spathodea campanulata, popularmente chamada de espatódea, bisnagueira ou tulipeira-do-gabão, entrou na mira de autoridades ambientais devido ao risco que representa para abelhas nativas. Estudos laboratoriais e relatos de campo indicam que néctar, pólen e mucilagem da planta elevam a mortalidade de espécies do gênero Melipona, conhecidas por não possuírem ferrão.

Nativa das regiões tropicais da África Ocidental, a espatódea pode alcançar 25 metros de altura e tornou-se comum em vias urbanas brasileiras por causa das flores grandes e vistosas. No entanto, pesquisas identificaram compostos tóxicos capazes de interferir no metabolismo dos insetos polinizadores, provocando mortes tanto dentro das flores quanto em condições controladas.

Proibição em Santa Catarina

Em Santa Catarina, o cultivo ou a manutenção da espécie é proibido por lei. A norma prevê multa de R$ 1 mil para cada árvore ou muda produzida, e o governo estadual lançou campanha de conscientização sobre o tema.

Restrições em Outros Estados

Além de Santa Catarina, outros estados adotam legislações e orientações técnicas para limitar o plantio. As recomendações incluem evitar a espatódea perto de apiários e corredores de vegetação nativa, bem como priorizar espécies locais comprovadamente benéficas aos polinizadores na arborização urbana.

Espatódea Tóxica Ameaça Abelhas e é Vetada em SC - Imagem do artigo original

Imagem: Divulgação via canalrural.com.br

Com informações de Canal Rural

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro