EUA Avaliam Redução da Tarifa do Café do Brasil
Início - Notícias e Tendências do Agro - EUA Avaliam Redução da Tarifa do Café do Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou à emissora Fox News que Washington estuda diminuir tarifas sobre produtos agrícolas, entre eles o café, na tentativa de conter o avanço dos preços ao consumidor. A eventual mudança tende a favorecer o Brasil, principal exportador mundial do grão.
“Vamos reduzir algumas tarifas do café. Vamos permitir que entre um pouco de café no país. Vamos resolver tudo isso muito rápido, facilmente. É cirúrgico. Mas os custos estão bem mais baixos”, declarou Trump durante a entrevista.
O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, também sinalizou anúncios “substanciais” nos próximos dias, voltados a itens que não são cultivados em larga escala nos EUA. “Você verá alguns anúncios substanciais nos próximos dias em termos de coisas que não cultivamos aqui nos Estados Unidos, sendo o café uma delas, bananas e outras frutas”, disse à mesma emissora.
Segundo a agência Bloomberg Línea, a revisão tarifária integra uma estratégia mais ampla da Casa Branca para reduzir pressões inflacionárias e impulsionar a economia doméstica, sobretudo no segmento de alimentos e bebidas.
Apesar das declarações, o governo dos EUA não divulgou cronograma nem especificou os países que seriam contemplados. Também não está definido se a mudança terá caráter temporário, como resposta emergencial à inflação, ou se marcará uma alteração estrutural da política tarifária norte-americana.
Imagem: Pixabay. via canalrural.com.br
Em agosto, Washington impôs sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros, o que elevou o preço da bebida no mercado interno. Analistas ouvidos pelo Canal Rural já alertavam para o impacto da medida, pois o Brasil responde por cerca de 30% das importações de café verde norte-americanas.
No início de outubro, durante conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump mencionou que os EUA sentiam falta de alguns produtos brasileiros afetados pelo tarifaço, incluindo o café, conforme noticiou a BBC News Brasil.
Com informações de Canal Rural