Faesp considera insuficiente pacote do governo para amenizar tarifa de 50% imposta pelos EUA
Início - Notícias e Tendências do Agro - Faesp considera insuficiente pacote do governo para amenizar tarifa de 50% imposta pelos EUA
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) avaliou que o conjunto de medidas anunciado pelo governo federal para socorrer empresas e produtores afetados pela tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos não atende plenamente às demandas do agronegócio paulista.
De acordo com o presidente da entidade, Tirso Meirelles, é necessário priorizar a negociação com o mercado norte-americano, separando questões políticas das econômicas. “O primeiro ponto é a diplomacia, sem caráter ideológico”, afirmou.
Meirelles também manifestou preocupação com o custo do crédito incluído no pacote. Segundo ele, a taxa indicada entre 8% e 10%, somada às cobranças bancárias, pode chegar a 14%. “Nossa taxa de juros é a segunda maior do mundo, atrás apenas da Turquia”, ressaltou.
Em cenário mais amplo, o dirigente defendeu uma reforma administrativa para reduzir despesas públicas e, consequentemente, favorecer a redução dos juros básicos da economia. “Emergencialmente, temos de resolver esse impasse com nosso cliente, os Estados Unidos, para destravar investimentos”, concluiu.
Imagem: canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural