Fávaro Diz Que Brasil Previa Impacto do Tarifaço dos EUA
Início - Notícias e Tendências do Agro - Fávaro Diz Que Brasil Previa Impacto do Tarifaço dos EUA
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o país estava preparado para os efeitos comerciais provocados pela elevação de tarifas aplicada pelos Estados Unidos. Segundo ele, a abertura e a ampliação de mercados internacionais reduziram a exposição brasileira à medida norte-americana.
“Não podemos ficar de costas para um grande parceiro comercial como os Estados Unidos, mas estávamos preparados. Abrimos muitos mercados, ampliamos os que já eram abertos e isso nos deu melhores condições de negociar”, disse o ministro a jornalistas nos bastidores do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas.
Fávaro destacou que o governo conduziu a discussão tarifária “com sabedoria” e classificou o resultado como “feito histórico”. Ele mencionou a recente aprovação, pelo Congresso, da chamada lei da reciprocidade, que autoriza o Executivo a adotar medidas equivalentes às impostas por outros países. “O presidente tinha a arma na mão, mas não precisou usar”, observou.
Para o titular da Agricultura, o desafio atual do agronegócio brasileiro é manter o ritmo de expansão, encontrar novos compradores em um momento de queda nos preços das commodities e lidar com o alto nível de endividamento no campo.

Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural