Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - Frente Fria Mantém Chuva Forte no Sul Nesta Sexta
A passagem de uma frente fria continua provocando instabilidades em parte do país nesta sexta-feira (5). O sistema favorece chuva forte no Sul, enquanto o tempo firme predomina em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste.
Região Sul
- Rio Grande do Sul: pancadas isoladas de moderada a forte intensidade entre o norte e o nordeste do estado; risco de temporais próximos à divisa com Santa Catarina pela manhã. Nas demais áreas, a massa de ar polar estabiliza o tempo. Madrugada com possibilidade de geada em pontos da campanha e em áreas mais altas do sul gaúcho.
- Santa Catarina e Paraná: deslocamento da frente fria espalha nuvens carregadas ao longo do dia. Pela manhã, chuva forte com raios e rajadas de vento no oeste catarinense, sudoeste e sul paranaense, podendo ocorrer temporais. À tarde, as instabilidades avançam para o interior de Santa Catarina e região central do Paraná. Florianópolis e Curitiba têm risco de chuva forte a partir da tarde. No litoral paranaense, chuvas fracas intercaladas com períodos de melhoria durante o dia, ganhando força à noite, com possibilidade de raios.
Sudeste
O tempo permanece firme, com sol e calor na maior parte da região. Ventos continentais elevam as temperaturas no interior paulista e mineiro. À tarde, a umidade relativa do ar cai para níveis de atenção e, em alguns pontos, de alerta.
- Grande São Paulo: mudança na direção dos ventos ao longo do dia e chance de garoa à noite.
- Litoral paulista: previsão de pancadas fracas em vários momentos.
- Rio de Janeiro: rajadas podem superar 50 km/h na Baixada Fluminense. Ar seco intensifica a queda da umidade à tarde, inclusive na capital.
Centro-Oeste
- Mato Grosso do Sul: oeste e sul do estado podem registrar chuva forte pela manhã, associada à frente fria e perturbações em níveis altos da atmosfera.
- Mato Grosso: oeste e sul têm temperaturas um pouco mais contidas pela influência da massa de ar polar; no extremo norte e noroeste, há possibilidade de pancadas isoladas.
- Goiás e Distrito Federal: tempo seco, calor e umidade baixa predominam.
Nordeste
Ventos úmidos do oceano mantêm nuvens carregadas em praticamente toda a faixa leste.
- Pancadas isoladas, localmente fortes, entre Aracaju (SE) e Paraíba.
- Maceió (AL) e Recife (PE) podem registrar volumes mais elevados.
- No litoral da Bahia, as instabilidades perdem força e o tempo abre. No interior, o sol predomina, com calor intenso.
Norte
- Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima: mantêm condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com risco de temporais isolados.
- Amapá: chuva fraca a moderada na metade sul.
- Pará e Tocantins: tempo firme, calor elevado e alerta para baixa umidade do ar.
A massa de ar polar que acompanha a frente fria segue restringindo a elevação das temperaturas no Sul e em parte do Centro-Oeste, enquanto o calor ganha força no interior do Sudeste, Nordeste e Norte.
Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural