Frente Fria Mantém Risco de Temporais no RS Nesta Quarta
Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - Frente Fria Mantém Risco de Temporais no RS Nesta Quarta
A frente fria que permanece estacionada sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (3) mantém o transporte de umidade do Norte do país e favorece a formação de chuva forte em várias áreas gaúchas. A metade sul do estado, incluindo o oeste, campanha, região central, sul e costa doce, concentra o maior risco de temporais com raios, rajadas de até 90 km/h e eventual queda de granizo.
Devido aos acumulados já registrados e à previsão de novos volumes expressivos, seguem elevados os riscos de alagamentos, inundações repentinas e deslizamentos. A Região Metropolitana de Porto Alegre, os Vales e as Missões também podem registrar pancadas intensas ao longo do dia.
Sul
- Santa Catarina e Paraná: predomínio de sol e calor, sem chuva significativa. Apenas o leste catarinense e o litoral paranaense podem ter chuva fraca e isolada. Rajadas de vento podem superar 50 km/h entre o litoral gaúcho e catarinense.
Sudeste
- Espírito Santo e leste de Minas Gerais: pancadas irregulares pela manhã, sem risco de volumes elevados. Céu encoberto mantém temperaturas amenas, inclusive em Belo Horizonte.
- São Paulo e Rio de Janeiro: tempo firme. O interior paulista supera 30 ºC e apresenta umidade relativa do ar baixa. As capitais registram sol e calor.
Centro-Oeste
- Massa de ar quente e seca predomina. Sol, alta temperatura e alerta para baixa umidade em quase todo o território.
- Campo Grande e Cuiabá registram as maiores máximas; na capital mato-grossense, termômetros podem chegar a 40 ºC.
- Extremo norte e noroeste de Mato Grosso têm possibilidade de pancadas de chuva moderadas a fortes por conta de instabilidades vindas da Região Norte.
Nordeste
- Umidade vinda do oceano provoca chuva em praticamente toda a faixa leste. O litoral da Bahia apresenta risco de pancadas fortes e temporais.
- Aracaju a Natal têm chuva irregular entre fraca e moderada, com chance de episódios fortes isolados.
- No interior, o tempo segue seco, quente e com umidade baixa à tarde.
Norte
- Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima registram pancadas intensas, com potencial para temporais no Amazonas.
- Norte do Pará e Amapá têm chuva fraca e isolada.
- No Tocantins, o tempo permanece seco, com altas temperaturas e umidade baixa.
Os ventos persistem fortes em boa parte do litoral do Sul, mesmo em áreas sem chuva, reforçando a sensação de calor em regiões de tempo firme.
Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural