Frente Fria Provoca Temporais e Rajadas de Até 90 km/h no RS
Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - Frente Fria Provoca Temporais e Rajadas de Até 90 km/h no RS
A intensificação de uma área de baixa pressão, a presença de um cavado em níveis médios da atmosfera e o avanço de uma frente fria devem mudar o tempo em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (22). Já na madrugada, as pancadas de chuva ganham força e se espalham pelo estado, com risco de temporais acompanhados de ventos de até 90 km/h, descargas elétricas e queda de granizo.
As regiões mais vulneráveis são o sudeste e o extremo sul gaúcho, classificados em perigo extremo para precipitações intensas. Campanha, fronteira oeste, região central e costa doce também permanecem em alerta para raios, vendavais e granizo. Meteorologistas não descartam microexplosões ou tornados em pontos isolados da metade sul.
Santa Catarina e Paraná
Entre Santa Catarina e Paraná, o dia deve ser de céu mais aberto, com variação de nuvens. À tarde, o calor aumenta principalmente no interior, enquanto a umidade relativa do ar cai. Cidades do norte paranaense, como Londrina e Paranavaí, podem registrar 35 °C. Rajadas de vento podem atingir 70 km/h no oeste do Paraná e no interior catarinense.
Sudeste
O tempo firme predomina nos quatro estados da região. Sol e nebulosidade variável elevam as temperaturas, que podem chegar a 35 °C no norte e noroeste paulista. A umidade relativa do ar alcança níveis críticos: abaixo de 12 % entre o noroeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro. No litoral norte do Espírito Santo há possibilidade de chuva fraca e isolada à tarde.
Centro-Oeste
Calor e tempo seco seguem como destaque. Cuiabá pode atingir 40 °C, enquanto Campo Grande também registra temperaturas elevadas. A umidade fica abaixo de 20 % em grande parte da região e cai para menos de 12 % em áreas do leste de Mato Grosso, praticamente todo Goiás, extremo norte de Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, aumentando o risco de queimadas.
Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Nordeste
A umidade vinda do oceano mantém a chuva na faixa leste. Entre Sergipe e Pernambuco, há risco de precipitações fortes ao longo do dia. Pancadas isoladas também podem ocorrer no litoral da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. No interior, o tempo permanece seco e quente, com umidade abaixo de 20 % no sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia.
Norte
Instabilidades continuam concentradas no norte do Amazonas e em Roraima. A zona de convergência intertropical provoca chuva isolada entre Amapá e litoral do Pará. Já o sul do Amazonas, centro-sul do Pará e Rondônia permanecem com tempo firme e baixa umidade durante a tarde.
Com informações de Canal Rural