Frente Fria Aumenta Risco de Temporais no Sudeste
Início - Notícias e Tendências do Agro - Frente Fria Aumenta Risco de Temporais no Sudeste
O avanço de uma frente fria sobre o Sudeste eleva o potencial para temporais nesta semana, informa a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo. O sistema começou a atuar nesta segunda-feira (17) e afeta, sobretudo, São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro.
Segunda-feira (17)
- São Paulo: muitas nuvens, sensação de abafamento e chuva com raios à tarde e à noite; risco de precipitação moderada a forte em todas as regiões, inclusive na Grande São Paulo.
- Triângulo Mineiro e Sul de Minas: calor, alta umidade e instabilidade favorecem pancadas intensas com trovoadas.
- Rio de Janeiro: sol entre nuvens e chuvas isoladas no fim do dia.
- Espírito Santo: sol pela manhã e chuva isolada no centro-sul a partir do fim da tarde; norte capixaba permanece com tempo firme.
Terça-feira (18)
A frente fria permanece quase estacionária entre São Paulo e Rio de Janeiro, mantendo o tempo abafado e com pancadas de chuva nesses estados e no centro, oeste e sul de Minas Gerais.
Quarta-feira (19)
- O sistema volta a avançar, alcançando o Espírito Santo e o norte e leste de Minas Gerais.
- Vitória, Belo Horizonte e Rio de Janeiro registram instabilidade durante todo o dia.
- Em São Paulo, o sol reaparece e o risco de chuva intensa diminui significativamente.
Quinta (20) e sexta-feira (21)
A chuva concentra-se no norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Nas demais áreas do Sudeste, o tempo fica mais firme e o sol predomina.
Temperaturas
Apesar da frente fria, a massa de ar frio associada não é intensa. Não há previsão de queda acentuada e prolongada de temperatura no Sul e Sudeste. Madrugadas podem ficar ligeiramente mais amenas, mas as tardes voltam a esquentar a partir de quarta-feira. Nas serras gaúcha e catarinense e na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, termômetros podem marcar cerca de 10 ºC entre esta segunda (17) e terça (18).

Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural