Início - Notícias e Tendências do Agro - Galípolo Vê Mercado de Trabalho Mais Forte em 30 Anos
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, declarou que o mercado de trabalho brasileiro vive o momento mais favorável das últimas três décadas. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (6), durante palestra no Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.
De acordo com Galípolo, a série histórica de indicadores aponta para uma situação próxima ao pleno emprego no país:
- a massa salarial real e o rendimento médio registram aumentos expressivos;
- os dados atuais indicam um mercado “provavelmente” mais exuberante do que em qualquer outro período nos últimos 30 anos.
Para sustentar o crescimento sem gerar pressões inflacionárias, o dirigente defendeu avanços de produtividade “que garantam maior duração desse ciclo de expansão”.
Galípolo também comentou a política monetária. Ele lembrou que a taxa básica de juros permanece elevada — em torno de 15% ao ano — para conter a inflação. Em abril, segundo o presidente do BC, 57% dos itens que compõem o IPCA estavam com preços acima do dobro da meta oficial.
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom via canalrural.com.br
Sobre as perspectivas de inflação, o presidente citou o Boletim Focus e ressaltou que o mercado não projeta o cumprimento da meta antes de 2028. “Dentro das expectativas do Focus e das nossas próprias projeções, esse é um indicativo de bastante incômodo”, afirmou.
Com informações de Canal Rural