Gel de Chica Cicatriza Feridas Até Duas Vezes Mais Rápido

Início - Notícias e Tendências do Agro - Gel de Chica Cicatriza Feridas Até Duas Vezes Mais Rápido
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um gel mucoadesivo à base de Arrabidaea chica – conhecida como chica, crajiru ou carajuru – capaz de reduzir pela metade o tempo de cicatrização de lesões cutâneas, em especial a mucosite oral que acomete pacientes oncológicos.
Em estudo clínico randomizado, o produto demonstrou encurtar o tratamento de inflamações na mucosa da boca para um intervalo entre dois e cinco dias, enquanto o método convencional com laser pode se estender por até 15 dias. A agilidade diminui o risco de infecções secundárias e complicações que podem agravar o quadro clínico dessas pessoas.
A formulação foi obtida a partir de extratos padronizados da planta nativa do Brasil, incorporados em sistemas micro e nanoparticulados e em lipossomas. O trabalho, iniciado em 2003, resultou em duas tecnologias já protegidas por patente e aptas a originar novos medicamentos para o cuidado de feridas.
Os testes clínicos começaram no ambulatório de oncologia de cabeça e pescoço do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e, posteriormente, se expandiram para um estudo multicêntrico que inclui o ambulatório de transplante de medula óssea do mesmo hospital e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), em Manaus.

Imagem: canalrural.com.br
Com base nos resultados obtidos nessas unidades, o comitê de ética do HC aprovou, em abril de 2025, um adendo que autoriza o uso exclusivo do gel em todos os pacientes que desenvolverem mucosite oral após a profilaxia com laser.
Com informações de Canal Rural