Gene de Folha Ereta Promete Reduzir Pragas no Tomate

Início - Notícias e Tendências do Agro - Gene de Folha Ereta Promete Reduzir Pragas no Tomate

Pesquisadores da Embrapa, da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (Inia), do Uruguai, mapearam o genoma do tomateiro e identificaram o gene que confere porte ereto às folhas da planta. A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de cultivares com maior tolerância ao calor, melhor manejo de pragas e maior produtividade por área.

A característica foi detectada em uma mutação natural presente na coleção de germoplasma da Embrapa. Ao cruzar plantas com folhagem ereta e tradicional, a equipe localizou um marcador molecular ligado ao fenômeno no cromossomo 10. “Sempre que a planta exibia folhas eretas, encontrávamos esse marcador”, explicou a pesquisadora Maria Esther Fonseca, da Embrapa Hortaliças.

Com o gene candidato em mãos, o grupo liderado por Francisco Aragão, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, utilizou a técnica CRISPR-Cas9 para editar plantas de folhagem normal. O procedimento induziu o porte ereto, confirmando a função do gene.

Vantagens agronômicas

  • Possibilidade de maior adensamento de plantas, elevando a produção por hectare;
  • Redução do estresse térmico por menor incidência direta de luz nas folhas;
  • Melhor distribuição da luz no dossel, favorecendo o desenvolvimento;
  • Facilidade no controle químico e biológico de pragas.

Em testes de campo, plantas editadas atraíram até 2,5 vezes menos moscas-brancas, praga decisiva na cultura, segundo o estudante da UnB Pedro Brício Brito Fernandes. O pesquisador do Inia Matias González-Arcos destacou que o menor ângulo das folhas diminui a evapotranspiração e o estresse oxidativo nas horas mais quentes do dia.

Genes semelhantes foram identificados em milho, pêssego e outras espécies, o que indica potencial de aplicação em diferentes culturas. “Agora, conhecendo o gene exato, podemos gerar plantas de porte ereto não só em tomate, mas possivelmente em outras espécies”, afirmou Leonardo Boiteux, da Embrapa Hortaliças.

Gene de Folha Ereta Promete Reduzir Pragas no Tomate - Imagem do artigo original

Imagem: Pixabay via canalrural.com.br

Os autores destacam que a integração de ferramentas genômicas com o melhoramento tradicional pode acelerar a criação de variedades mais eficientes e sustentáveis.

Com informações de Canal Rural

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro