Genoma do Capim-elefante É Decifrado em Estudo Global
Início - Notícias e Tendências do Agro - Genoma do Capim-elefante É Decifrado em Estudo Global
Um consórcio internacional liderado pelo International Livestock Research Institute (ILRI) sequenciou o genoma de 450 acessos de capim-elefante (Cenchrus purpureus) provenientes de 18 países e identificou mais de 170 milhões de variações genéticas. A pesquisa, iniciada em 2020, contou com a participação da Embrapa Gado de Leite (MG) e foi publicada na revista científica G3: Genes|Genomes|Genetics.
Genes ligados a rendimento e qualidade
Com os dados de whole-genome resequencing, os cientistas executaram estudos de associação genômica (GWAS) e localizaram diversos QTLs (locos de características quantitativas) relacionados a:
- produção de biomassa;
- teor de nitrogênio, indicador de valor nutritivo da forragem;
- conteúdo de celulose, fator relevante para biocombustíveis e digestibilidade.
Segundo o pesquisador Jorge Fernando Pereira, da Embrapa, o conhecimento desses marcadores permitirá acelerar programas de melhoramento, gerando variedades mais produtivas, tolerantes à seca e menos dependentes de insumos.
Coleta de material genético em três continentes
As amostras foram disponibilizadas por cinco bancos de germoplasma: ILRI (Quênia), Embrapa (Brasil), Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Lanzhou University (China) e Kenya Agricultural and Livestock Research Organization.
Potencial para pecuária e bioenergia
Originária da África e amplamente cultivada em regiões tropicais, a gramínea sustenta a pecuária brasileira graças ao crescimento rápido e à alta produtividade. A Embrapa já lançou as cultivares BRS Capiaçu (silagem/forragem) e BRS Kurumi (pastejo), que agora podem ser aprimoradas com base nos novos dados genéticos.
Para o pesquisador Juarez Campolina Machado, o capim-elefante também se consolida como fonte de biomassa para:
Imagem: Embrapa via canalrural.com.br
- combustão direta;
- produção de etanol celulósico;
- geração de biogás e biometano.
A pesquisadora Ana Luisa Sousa Azevedo destaca que o conjunto de marcadores moleculares viabiliza a aplicação de ferramentas de genômica e edição gênica em programas de rotina, elevando o potencial produtivo e nutricional da espécie.
O artigo completo, intitulado Whole-genome resequencing of a global collection of Napier grass (Cenchrus purpureus) to explore global population structure and QTL governing yield and feed quality traits, está disponível na G3: Genes|Genomes|Genetics.
Com informações de Canal Rural