Imagem destacada Haddad Diz Que Deixará Ministério da Fazenda em Fevereiro

Haddad Diz Que Deixará Ministério da Fazenda em Fevereiro

Tudo Sobre Roça
18/12/2025
Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Haddad Diz Que Deixará Ministério da Fazenda em Fevereiro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta quinta-feira (18) que planeja deixar o cargo em fevereiro para se dedicar à campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026.

Em conversa com jornalistas em Brasília, Haddad explicou que a participação na campanha eleitoral é incompatível com a permanência na equipe econômica.

Pela legislação, integrantes do governo que pretendam disputar as eleições de 2026 têm até 3 de abril do próximo ano para se desligar. O ministro, contudo, pretende antecipar a saída para que o sucessor tenha tempo de preparar medidas típicas do início do ano fiscal.

Transição planejada

  • O futuro titular da pasta deverá elaborar, em março, a primeira edição de 2026 do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, que orienta a execução do Orçamento.
  • Caberá também ao novo ministro enviar ao Congresso, até 15 de abril, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027.

Haddad afirmou que já comunicou seu desejo ao presidente Lula. Questionado sobre eventual candidatura, limitou-se a dizer que o chefe do Executivo “respeitará” sua decisão.

Haddad Diz Que Deixará Ministério da Fazenda em Fevereiro - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

O ministro só tornou pública a intenção após a aprovação da LDO de 2026, no início do mês, e do projeto de lei que reduz incentivos fiscais, aprovado ontem (17) no Senado. “Tomei muito cuidado de falar do meu futuro depois de aprovadas as medidas necessárias para garantir um Orçamento consistente”, destacou.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro