Holanda Abate 161 Mil Frangos e Eslováquia Registra Surto
Início - Notícias e Tendências do Agro - Holanda Abate 161 Mil Frangos e Eslováquia Registra Surto
A Europa registra novo avanço da influenza aviária altamente patogênica (H5N1). Nesta semana, Holanda e Eslováquia confirmaram focos da doença, levando autoridades a adotar medidas emergenciais para conter a propagação.
Holanda reforça restrições
O Ministério da Agricultura holandês informou nesta quarta-feira (22) que 161 mil frangos serão sacrificados em uma granja no centro-leste do país após a detecção do vírus. Foi estabelecida uma zona de quarentena de 10 km no entorno da propriedade, restringindo o transporte de aves e produtos avícolas e afetando 26 fazendas.
A medida soma-se a determinações emitidas na semana passada, que já obrigavam todas as granjas a manter as aves confinadas e vetavam exposições de animais.
Confirmação na Eslováquia
A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) confirmou um surto em uma granja no norte da Eslováquia, próximo à fronteira com a Polônia. Segundo autoridades locais, 27 aves morreram na propriedade, que abrigava galinhas, gansos e patos. Os 197 animais restantes foram abatidos preventivamente.
Imagem: Wilson Dias via canalrural.com.br
Especialistas apontam que mudanças climáticas, migração de aves silvestres e práticas de produção podem elevar o risco de disseminação do H5N1 nesta época do ano.
Com informações de Canal Rural