IA da Embrapa Detecta Lagarta-do-cartucho no Milho
Início - Notícias e Tendências do Agro - IA da Embrapa Detecta Lagarta-do-cartucho no Milho
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um sistema que utiliza sensores de imagem e inteligência artificial para reconhecer a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) nas lavouras de milho.
Considerada uma das pragas mais agressivas da cultura, a lagarta pode reduzir até 70% da produção, segundo pesquisadores. O novo método analisa fotografias digitais e detecta o inseto tanto nas folhas quanto nas espigas, reduzindo a subjetividade dos procedimentos tradicionais baseados apenas na observação humana.
Como funciona
- Coleta de imagens: uma câmera comum, acoplada a implementos agrícolas, registra as plantas durante as operações de campo;
- Processamento: o algoritmo, desenvolvido em Python, combina processamento de imagens, estatística multivariada, aprendizado de máquina e visão computacional;
- Classificação: o software identifica a presença da praga, determina seu estágio de desenvolvimento e calcula a frequência de ocorrência na área monitorada.
Foram analisadas 2.280 fotografias contendo lagartas em diferentes partes da planta. O programa é capaz de classificar cinco fases de crescimento do inseto, informação que pode orientar técnicas de manejo mais precisas.
De acordo com o analista da Embrapa Alex Bisetto Bertolla, a solução deve auxiliar agrônomos e laboratórios a obter diagnósticos mais rápidos e confiáveis, além de poder ser adaptada a outras culturas atacadas pela mesma praga, como soja e algodão.

Imagem: Marina Pessoa via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural