Ibama Apreende 14 t de Tubarões e Atuns em Porto Alegre
Início - Notícias e Tendências do Agro - Ibama Apreende 14 t de Tubarões e Atuns em Porto Alegre
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recolheu 14 toneladas de pescado capturado de forma irregular durante a Operação Makaira, realizada em 23 de outubro, no porto de Porto Alegre (RS).
A ação contou com o apoio do Batalhão Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e mirou embarcações que utilizam o espinhel pelágico, técnica que dispõe anzóis em linhas secundárias para capturar atuns, espadartes e tubarões — espécies sujeitas a rígido controle ambiental no país.
Irregularidades identificadas
- Descumprimento do horário de largada noturna, exigido para reduzir a captura acidental de aves marinhas;
- Pesca realizada por mais de 18 horas em período proibido;
- Prisão em flagrante de dois tripulantes por pesca proibida e falsidade ideológica.
Durante as vistorias, agentes conferiram petrechos, rotas e horários de lançamento dos equipamentos. Uma rotina computacional desenvolvida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi utilizada para confrontar os registros de navegação com o pôr do sol náutico, indicando precisamente as fases de lançamento e recolhimento dos anzóis.
Destino do pescado
Mais de oito toneladas do material apreendido já foram encaminhadas ao Programa Sesc Mesa Brasil, que distribui alimentos a instituições beneficentes voltadas a comunidades em situação de vulnerabilidade.

Imagem: Fiscalização Ibama via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural