Imagem destacada Inmet Emite Alerta Vermelho De Tempestade No Sul Do País

Inmet Emite Alerta Vermelho De Tempestade No Sul Do País

Tudo Sobre Roça
12/12/2025
Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Inmet Emite Alerta Vermelho De Tempestade No Sul Do País

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (12), alerta vermelho para tempestades com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em uma faixa que engloba o Sudoeste de Mato Grosso do Sul, todo o oeste do Paraná e de Santa Catarina. A previsão inclui possibilidade de queda de granizo.

Segundo o órgão, a combinação de uma frente fria com altos índices de umidade mantém o risco de fenômenos severos também em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em nota, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Defesa Civil Nacional, acompanha a situação e presta apoio aos estados sob ameaça.

Orientações à população

  • A Defesa Civil recomenda atenção aos alertas enviados por SMS e alarmes sonoros do sistema Defesa Civil Alerta, serviço gratuito que não exige cadastro prévio.
  • As mensagens indicam procedimentos adequados para cada tipo de risco iminente.

De acordo com Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, as precipitações podem ocorrer em curtos períodos, acompanhadas de descargas elétricas, ventos fortes e granizo, elevando a probabilidade de alagamentos, enxurradas, queda de árvores e danos à rede elétrica.

Inmet Emite Alerta Vermelho De Tempestade No Sul Do País - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

O aviso do Inmet permanece válido para sábado (13) e domingo (14). Nesse intervalo, pancadas de chuva são esperadas especialmente na Região Serrana do Rio de Janeiro, centro-sul paulista, Zona da Mata e sul de Minas Gerais, além do sudoeste sul-matogrossense.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro