Itália Apoia e Acordo Mercosul-UE Pode Ser Assinado em Dias

Início - Notícias e Tendências do Agro - Itália Apoia e Acordo Mercosul-UE Pode Ser Assinado em Dias
A Comissão Europeia obteve o respaldo da Itália para o tratado de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia, negociado há 25 anos. Com o novo apoio, o bloco passa a contar com ampla maioria entre os 27 países, condição necessária para a assinatura, prevista já para a próxima segunda-feira, 12 de fevereiro.
Até então, Itália, França, Polônia e Hungria resistiam ao acordo após pressão de entidades de produtores rurais europeus. A mudança de posição italiana ocorreu após a Comissão enviar, na terça-feira (6), uma carta que prevê acelerar um pacote de 45 bilhões de euros em ajuda ao setor agrícola.
A primeira-ministra Giorgia Meloni classificou a proposta como “passo positivo e significativo”. Segundo o ministro da Agricultura, Francesco Lollobrigida, o plano europeu agora aponta aumento, e não redução, de investimentos no campo italiano entre 2028 e 2034.
Uma fonte ouvida pela agência Reuters informou que a Itália deve votar a favor do tratado numa reunião marcada para sexta-feira (9). Caso confirmado, o apoio italiano assegura a exigência de, no mínimo, 15 Estados-membros representando 65% da população da União Europeia, liberando o caminho para a formalização do pacto comercial.
A assinatura chegou a ser cogitada para 20 de dezembro de 2023, em Foz do Iguaçu, durante a cúpula do Mercosul. À época, Meloni solicitou mais tempo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para dialogar com os agricultores italianos preocupados com a entrada de commodities agropecuárias de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia com tarifas reduzidas.
Imagem: canalrural.com.br
Com o novo entendimento, Brasília, Buenos Aires, Montevidéu, Assunção e La Paz aguardam a decisão oficial da UE para concluir o maior acordo comercial já negociado pelos dois blocos.
Com informações de Canal Rural