Leilões Garantem Venda de 109,2 Mil Toneladas de Arroz
Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - Leilões Garantem Venda de 109,2 Mil Toneladas de Arroz
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comercializou 109,2 mil toneladas de arroz nos leilões de Contrato de Opção de Venda realizados na quinta e na sexta-feira (21 e 22). O volume corresponde a 99,4% das 110 mil toneladas oferecidas.
Foram negociados 4.044 contratos, o equivalente a 99,8% dos papéis disponibilizados pela estatal. Caso os produtores exerçam a opção de venda na data de vencimento, o governo federal poderá desembolsar até R$ 181,1 milhões, somando aquisição do grão e despesas operacionais.
Participação dos estados
- Rio Grande do Sul: venda de 2.934 contratos, 99% da oferta local; todos os papéis com vencimento em outubro foram comercializados.
- Santa Catarina: produtores adquiriram 100% dos contratos disponíveis.
Os contratos têm vencimento em 30 de setembro ou 31 de outubro, com preços pré-fixados que incluem custos logísticos e financeiros até a entrega do produto.
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, a operação assegura rentabilidade aos produtores em cenário de preços baixos no mercado privado. Já o diretor de Operações e Abastecimento, Arnoldo de Campos, destacou que o instrumento protege o agricultor e reforça os estoques públicos.
Autorização e novas compras
O leilão foi autorizado pelos ministérios da Fazenda, da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar por meio da Portaria Interministerial nº 26, publicada no Diário Oficial da União.
Imagem: Divulgação Mapa via canalrural.com.br
Além dos contratos de opção, a Conab está autorizada a comprar até 20 mil toneladas de arroz pela modalidade Aquisição do Governo Federal (AGF), prevista na Política de Garantia de Preços Mínimos.
No fim de 2022, a Conab já havia leiloado 3.396 contratos, envolvendo cerca de 91,7 mil toneladas de arroz.
Com informações de Canal Rural