Leite de Búfala Avança e Cortes Nobres Chegam a Supermercados

Início - Notícias e Tendências do Agro - Leite de Búfala Avança e Cortes Nobres Chegam a Supermercados
A criação de búfalos no Brasil ganha força e amplia presença nas gôndolas dos supermercados. Nos últimos dez anos, o rebanho nacional cresceu cerca de 20%, estimulando a produção de carne e, principalmente, de laticínios.
Somente em 2024, os laticínios processaram mais de 20 milhões de litros de leite de búfala, impulsionados pela industrialização e pela oferta de novos derivados, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), Simon Riess, o aumento do consumo e o maior conhecimento dos consumidores devem fortalecer o setor ao longo de 2025 e 2026.
Selo de pureza e benefícios nutricionais
Um dos avanços recentes foi a consolidação do selo “100% leite de búfala”, que assegura a autenticidade do produto. O leite bubalino contém naturalmente apenas a proteína A2, característica que reduz incômodos em pessoas sensíveis à proteína A1, presente no leite bovino tradicional.
Cortes especiais ganham espaço
A carne de búfala também registra crescimento. A procura por cortes especiais aumentou, impulsionando a tradição já existente em estados do Sul. A expectativa da ABCB é atrair novos frigoríficos e ampliar a escala de produção até 2026.
Imagem: canalrural.com.br
Novo mercado de cosméticos
Além de alimentos, o leite de búfala começa a ser usado na fabricação de cosméticos, com projetos em Minas Gerais e na Bahia, expandindo o potencial econômico da bubalinocultura.
Para Riess, o cenário é “de muita prosperidade”, e a cadeia produtiva deve se organizar cada vez mais para atender à demanda crescente nos próximos anos.
Com informações de Canal Rural