Lula Diz que Itália Pede Prazo Antes de Acordo UE-Mercosul
Início - Notícias e Tendências do Agro - Lula Diz que Itália Pede Prazo Antes de Acordo UE-Mercosul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou, nesta quinta-feira (18), que a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, solicitou até um mês para tentar reduzir a resistência de agricultores italianos ao acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.
O pedido foi feito por Meloni durante conversa telefônica com o presidente brasileiro. Segundo Lula, ela afirmou não ser contrária ao tratado, mas enfrenta “embaraço político” interno. O tema será levado aos demais chefes de Estado do Mercosul.
A assinatura do acordo, negociado há mais de 25 anos, estava prevista para sábado (20), na Cúpula de Líderes do Mercosul, em Foz do Iguaçu (PR). A iniciativa já enfrenta oposição declarada da França e, agora, também encontra obstáculos na Itália.
Lula destacou que o pacto beneficia mais o bloco europeu, mas considerou fundamental concluir o processo por seu “peso político”.
- População abrangida: 722 milhões de pessoas
- PIB combinado: US$ 22 trilhões
O Brasil ocupa a presidência rotativa do Mercosul neste semestre e prioriza a conclusão do tratado. Entre as exigências para a assinatura está a aprovação prévia do texto pelo Parlamento Europeu, ainda pendente.
No Palácio do Planalto, durante café da manhã seguido de coletiva com jornalistas, Lula contou que chegou a pedir ajuda da primeira-dama francesa, Brigitte Macron, para sensibilizar o presidente Emmanuel Macron. O chefe do Executivo brasileiro reforçou que o documento prevê salvaguardas ao setor agrícola europeu.
Imagem: canalrural.com.br
Acompanharam o presidente os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).
“Se não for possível assinar agora porque não está pronto, não posso fazer nada. A esperança é a última que morre”, concluiu Lula.
Com informações de Canal Rural
Artigo criado em: 18/12/2025
Revisado em: Dezembro de 2025