Mapa Apreende 3 T de Carne de Galinha-d’angola no Ceará

Início - Notícias e Tendências do Agro - Mapa Apreende 3 T de Carne de Galinha-d’angola no Ceará
Fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreenderam, na última terça-feira (2), mais de três toneladas de carne de galinha-d’angola em um abatedouro clandestino localizado em Apuiarés, interior do Ceará.
A ação, batizada de Operação Tô Fraco, identificou que o local abastecia estabelecimentos de Fortaleza e também de outros estados. Segundo o Mapa, as aves eram abatidas em condições que contrariavam as normas de bem-estar animal e higiene, favorecendo a contaminação por agentes causadores de toxinfecções.
Os fiscais constataram ainda o uso de corante artificial para alterar a coloração dos cortes, recurso empregado para simular maior teor de carotenoides e enganar o consumidor quanto à qualidade do produto. Todo o material apreendido foi considerado impróprio e inutilizado.
Em Fortaleza, três pontos de venda foram vistoriados e apresentavam mercadorias originárias do abatedouro interditado.
O Mapa reforçou, em nota, que produtos de origem clandestina representam risco elevado à saúde pública e informou que intensificará as fiscalizações para coibir práticas irregulares.
Imagem: Divulgação via canalrural.com.br
A operação contou com o apoio da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).
Com informações de Canal Rural