Mapa Fixa Limites de Micotoxinas em Ração para Pets

Início - Notícias e Tendências do Agro - Mapa Fixa Limites de Micotoxinas em Ração para Pets

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a Portaria SDA/Mapa nº 1.412/2025, que estabelece parâmetros inéditos para a presença de micotoxinas em alimentos destinados a cães e gatos. A norma entra em vigor em 1º de julho de 2026.

Pelo regulamento, o teor máximo permitido é de 10 microgramas por quilograma (µg/kg) para aflatoxina B1 e de 20 µg/kg para aflatoxinas totais. Produtos que excederem esses níveis serão considerados impróprios para o consumo animal.

Segundo o Mapa, a medida reforça o monitoramento dos programas de autocontrole das indústrias, responsáveis por verificar os próprios processos produtivos e assegurar a conformidade das rações com os novos limites.

A Portaria determina ainda que as análises de micotoxinas sejam realizadas por métodos validados e reconhecidos em âmbito nacional ou internacional, visando garantir a confiabilidade dos resultados.

Mapa Fixa Limites de Micotoxinas em Ração para Pets - Imagem do artigo original

Imagem: Pixabay via canalrural.com.br

Micotoxinas são toxinas produzidas por fungos filamentosos que se desenvolvem em condições de umidade e temperatura favoráveis em grãos e rações. As aflatoxinas, grupo mais conhecido e perigoso, podem provocar danos à saúde dos animais e, em casos de contaminação cruzada, também representar risco para seres humanos.

Com informações de Canal Rural

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro