A influência de uma massa de ar extremamente seco sobre o Centro-Oeste tende a se intensificar ao longo desta semana, informou a Climatempo. Durante as tardes, a umidade relativa do ar (URA) deve ficar abaixo de 12%, patamar classificado como estado de emergência.
Para fins de comparação, no deserto do Saara a umidade costuma oscilar entre 14% e 20%, valores superiores aos previstos para o interior do Brasil nos próximos dias.
Regiões mais afetadas
Oeste do Triângulo Mineiro
Sul e oeste de Goiás
Faixa leste de Mato Grosso
Nessas áreas, os índices devem permanecer em níveis de emergência principalmente nas horas mais quentes.
Alerta ampliado
Em outras partes de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, a URA deverá variar entre 12% e 20%, faixa considerada de alerta. O tempo muito seco também alcança grande parte do estado de São Paulo, incluindo a Região Metropolitana, além de porções de Minas Gerais.
Duração do fenômeno
Segundo a Climatempo, o cenário de baixa umidade deve persistir pelo menos até o final desta semana, mantendo condições críticas em amplas áreas do interior do país.
Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Riscos associados
A combinação de ausência de chuva, sol forte e aquecimento progressivo eleva o risco de problemas de saúde, favorece a ocorrência de incêndios florestais e pode trazer prejuízos à agricultura e ao abastecimento de água em alguns municípios.
O Tudo Sobre Roça é um portal feito com alma rural e visão moderna. Trazemos conteúdos confiáveis sobre agricultura, agronegócio e vida no campo — com simplicidade, verdade e muita paixão pela terra.