Início - Notícias e Tendências do Agro - Mato Grosso Libera Plantio de Soja em 6 de Setembro
Produtores rurais de Mato Grosso estão autorizados a iniciar a semeadura da safra 2025/26 de soja a partir de 6 de setembro, quando termina o período de vazio sanitário determinado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A medida visa conter a ferrugem-asiática, doença que tem no plantio contínuo um fator de disseminação.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) alerta que a recomposição da umidade do solo é fundamental para o início dos trabalhos. Projeções do Serviço Meteorológico dos Estados Unidos (NOAA) indicam que, nas duas semanas seguintes ao fim do vazio, o volume de chuva esperado deve ser insuficiente para viabilizar a semeadura em ampla escala na maior parte do estado.
Segundo o Imea, o cenário lembra a temporada anterior, quando as precipitações começaram mais tarde, mas se regularizaram ao final de setembro. Para o próximo ciclo, a condição de neutralidade do fenômeno El Niño–Oscilação Sul (Enos) tende a favorecer melhor distribuição das chuvas.
A entidade ressalta que atrasos prolongados podem concentrar atividades de plantio e colheita, elevando os riscos no calendário agrícola. A projeção para a safra 2025/26 é de 13,01 milhões de hectares cultivados com soja em Mato Grosso.
Imagem: Pixabay via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural