Meirelles Diz que Plano Clima Ignora Ações Sustentáveis do Agro
Início - Notícias e Tendências do Agro - Meirelles Diz que Plano Clima Ignora Ações Sustentáveis do Agro
A quatro dias do início da COP30, em Belém (PA), o presidente do Sistema Faesp/Senar, Tirso Meirelles, afirmou que o Plano Clima, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em conjunto com o governo federal, comete “erro” ao atribuir ao agronegócio a maior parte da responsabilidade pela redução de emissões de gases de efeito estufa.
Segundo Meirelles, o documento impõe ao setor a meta de cortar 54% das emissões nacionais e desconsidera medidas ambientais já adotadas pelo produtor rural nas últimas décadas.
Práticas não computadas
- Plantio direto
- Reflorestamento
- Agricultura e pecuária regenerativas
- Manutenção de Áreas de Preservação Permanente (APPs)
- Reservas legais
“Não há qualquer menção ao processo de reestruturação das propriedades, nem à conservação do meio ambiente realizada pelo setor”, declarou o dirigente.
Desmatamento e preservação
Meirelles também afirmou que o governo “coloca a culpa do desmatamento no agro” por não conseguir fiscalizar terras devolutas sob sua responsabilidade. De acordo com o presidente da Faesp/Senar, 66% da cobertura florestal brasileira está preservada, e 30% desse total é mantido diretamente pelos produtores rurais. “Se isso fosse monetizado, chegaria a um trilhão de dólares”, estimou.

Imagem: Ipam via canalrural.com.br
Para ele, a postura do governo em responsabilizar o produtor rural pelos impactos ambientais “é inconcebível”, já que o setor, afirma, vem atuando com produção sustentável e conservação de áreas.
Com informações de Canal Rural