Imagem do artigo original

Mesa Brasileira Propõe Rastreabilidade Inclusiva na Pecuária

Tudo Sobre Roça
10/12/2025
Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Mesa Brasileira Propõe Rastreabilidade Inclusiva na Pecuária

A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) apresentou um estudo com diretrizes para a criação de um sistema de rastreabilidade individual de bovinos e búfalos que seja inclusivo, eficiente e competitivo. A proposta chega enquanto o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB) avança para tornar o procedimento obrigatório em todo o país até 2032.

De acordo com a gerente executiva da MBPS, Michele Borges, a implantação ocorrerá por etapas para acompanhar a dimensão territorial e o tamanho do rebanho nacional. “Com a extensão territorial e com o tamanho do rebanho não dá para fazer de uma hora para outra. Então será um processo faseado”, disse.

Foco no Pará

O levantamento dedica um recorte específico ao Pará, estado considerado pela entidade como protagonista na adoção de sistemas de rastreabilidade individual. Segundo Borges, a rastreabilidade deve funcionar como “espinha dorsal” que conecta incentivos financeiros, políticas públicas e eficiência produtiva.

O relatório indica que o Pará possui alto potencial para reintegrar e incluir pequenos e médios produtores, abrindo acesso a crédito, novos mercados e certificações internacionais graças aos dados qualificados gerados pelo monitoramento do gado.

Plataforma integrada

Entre as recomendações, a MBPS sugere a criação de uma plataforma única que concentre informações hoje distribuídas entre bases públicas e privadas. O objetivo é padronizar e centralizar os registros, facilitando o acompanhamento dos animais e ampliando o alcance dos incentivos destinados aos produtores.

Mesa Brasileira Propõe Rastreabilidade Inclusiva na Pecuária - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

“A plataforma seria um meio de estar facilitando o acesso à mesma informação e fazer com que o produtor continue sendo mantido como o foco principal”, enfatizou Borges.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro