Tudo Sobre Roça OpenGraph

México Define Cotas Isentas Para Carne Bovina e Suína

Tudo Sobre Roça
06/01/2026
Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - México Define Cotas Isentas Para Carne Bovina e Suína

O governo do México publicou, na segunda-feira (5), os volumes de carne bovina e suína que poderão ser importados sem cobrança de impostos até 31 de dezembro de 2026.

  • Carne suína: cota de 51 mil toneladas isenta de tarifa;
  • Carne bovina: cota de 70 mil toneladas isenta de tarifa.

Os limites se aplicam a todos os países que exportam para o mercado mexicano e não mantêm acordos de livre-comércio com o país. Quantidades que excederem as cotas pagarão tarifas de 16% para suínos e 20% para bovinos, alíquotas confirmadas pelo governo mexicano.

A medida complementa decisão de dezembro, quando as duas proteínas foram retiradas do Paquete Contra la Inflación y la Carestia (Pacic), programa que reduzia tributos para conter a inflação de alimentos.

Impacto para o Brasil

Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária mostram que, entre janeiro e novembro de 2025, o Brasil enviou ao México 74,3 mil toneladas de carne suína, gerando receita de R$ 181,4 milhões, e 113,2 mil toneladas de carne bovina, com faturamento de R$ 618,9 milhões.

Tendência de Protecionismo

Para o analista da Safras & Mercado, Fernando Iglesias, a decisão mexicana sinaliza uma fase de maior protecionismo, na qual países aceitam maior pressão inflacionária para estimular a produção interna. Ele lembra que, após a China adotar limites e tarifas para a carne bovina, o México seguiu caminho semelhante ao fixar cotas e sobretaxas.

México Define Cotas Isentas Para Carne Bovina e Suína - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

O especialista destaca ainda que o aumento da produção de carnes, especialmente bovina, não é imediato, o que pode alterar o equilíbrio entre oferta e demanda no mercado internacional.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro