Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - Missão do Agro no Japão Avança em Carne e Soja
Uma delegação formada por representantes do governo federal, parlamentares e entidades setoriais do agronegócio permaneceu no Japão de 11 a 16 de agosto para negociar a ampliação de mercados e promover produtos brasileiros.
Carne bovina em pauta
O foco principal foi a abertura do mercado japonês para a carne bovina do Brasil. Na terça-feira, 12, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, reuniu-se com autoridades locais. A expectativa é que o Japão autorize compras entre novembro e dezembro, inicialmente de alguns estados brasileiros.
Carne suína segue na agenda
O Brasil também busca ampliar o número de estados habilitados a exportar carne suína. Hoje, apenas Santa Catarina tem acesso ao mercado japonês. Segundo Rua, o tema deverá avançar em momento posterior, já que, no instante, Tóquio concentra-se na avaliação da carne bovina.
Potencial para o farelo de soja
No mesmo dia, integrantes da comitiva encontraram-se com a cooperativa japonesa Zen Noh e com a trading Kanematsu. O diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Furlan, relatou interesse dos importadores em elevar as compras de farelo de soja.
O Japão adquire entre 500 mil e 600 mil toneladas anuais do produto brasileiro, mas demanda cerca de 1,8 milhão de toneladas. Os japoneses sugeriram melhorias logísticas, inclusive o uso de navios menores, para tornar o farelo mais competitivo.
Imagem: agro.estadao.com.br
Promoção na Expo Osaka 2025
De quarta-feira, 13, a sexta-feira, 15, a delegação participou da Semana de Promoção do Agro Brasileiro no pavilhão nacional da Expo Osaka 2025, organizada pela ApexBrasil. As atividades incluíram:
- Quarta-feira, 13: degustação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e seminário sobre segurança alimentar, com presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária.
- Quinta-feira, 14: encontro sobre grãos promovido pelo Mapa e pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, reunindo Abiove, Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), União Nacional do Etanol de Milho (Unem) e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja).
- Sexta-feira, 15: exposição da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), dedicada à carne bovina.
Segundo Luis Rua, o governo japonês valoriza fornecedores estáveis e de longo prazo, característica que o Brasil buscou reforçar em todas as reuniões.
Com informações de Agro Estadão