Moradora Recebe Primeira Casa Após Tornado no Paraná
Início - Notícias e Tendências do Agro - Moradora Recebe Primeira Casa Após Tornado no Paraná
A agricultora Marilda Risse, que perdeu o marido e a residência no tornado de 7 de novembro em Rio Bonito do Iguaçu (PR), foi anunciada na quinta-feira (20) como a primeira beneficiada das 320 casas pré-fabricadas adquiridas pelo governo estadual para as vítimas do desastre.
As unidades estão sendo produzidas pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). As primeiras estruturas deixaram Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde de quinta-feira e devem chegar ao município ainda no fim do dia. O investimento soma R$ 44 milhões provenientes do Tesouro estadual.
Detalhes das moradias
- Arquitetura: sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço;
- Metragens: 46 m², 51 m² ou 53 m²;
- Produção: 189 unidades já prontas; 131 restantes serão concluídas em até 90 dias;
- Montagem: paredes fixadas em cerca de 2h30 após a fundação; conclusão prevista em até 10 dias por casa.
Segundo a Cohapar, as casas serão erguidas nos próprios terrenos de famílias que atendem aos critérios técnicos. Quem perdeu o imóvel e não possui área própria será realocado em um espaço cedido pela prefeitura.
Durante a entrega simbólica, Marilda relatou que o neto de dois anos tem sido um incentivo diário. “Ele disse que me daria uma casa amarela. Pelo menos uma parede será dessa cor”, comentou. “É a chance de recuperar minha dignidade e voltar a viver em paz”.

Imagem: Felipe Henschel via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural