Início - Blog - Notícias e Tendências do Agro - MST Ocupa Fazenda do Banco do Brasil no RS
Mais de 500 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entraram, na manhã desta segunda-feira (25), na Fazenda Rincão de São Brás, também conhecida como Fazenda Barcelos, em Itapuã, região sul do Rio Grande do Sul. A propriedade, com 351 hectares, pertence ao Banco do Brasil.
Segundo o MST, a ação busca pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a agilizar o processo de aquisição da área para assentamentos. O movimento afirma que o terreno foi indicado pelo Incra gaúcho como parte do programa Terra da Gente durante reunião de negociação em 23 de dezembro de 2024.
Os manifestantes relatam ter encontrado cultivo de arroz conduzido por um ocupante que consideram irregular e denunciaram descarte de defensivos agrícolas próximo à margem da Lagoa dos Patos.
Em nota, a dirigente estadual do MST/RS, Carla Camila Marques, disse que o grupo continuará negociando com a União, o Banco do Brasil e o Incra para garantir a liberação de áreas prometidas para novos assentamentos ainda em 2025.
Imagem: Divulgação via canalrural.com.br
Meta do Terra da Gente
- Beneficiar 295 mil famílias agricultoras até 2026;
- Assentar 74 mil famílias em novas áreas;
- Reconhecer ou regularizar 221 mil famílias em lotes já existentes.
O Banco do Brasil foi procurado, mas não havia se manifestado até a publicação desta reportagem.
Com informações de Canal Rural