Neutralidade climática deve predominar e favorece calendário de chuvas para a próxima safra de soja, diz meteorologista

Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Neutralidade climática deve predominar e favorece calendário de chuvas para a próxima safra de soja, diz meteorologista

O Pacífico Equatorial deve permanecer em condição de neutralidade climática pelos próximos seis a sete meses, segundo avaliação do meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural. A projeção reduz a probabilidade de retorno do fenômeno La Niña e indica estabilidade durante todo o ciclo 2024/25 da soja no Brasil.

Müller explica que, nesse cenário, as precipitações tendem a voltar dentro do período considerado ideal para o plantio, beneficiando as principais regiões produtoras. Até a chegada das chuvas, as temperaturas deverão ficar levemente acima da média.

Previsão mês a mês

Embora o cenário geral seja favorável, a primeira quinzena de setembro ainda deve registrar acumulados abaixo da média. A regularidade das chuvas começa a melhorar a partir da segunda metade do mês, ainda com distribuição irregular devido às temperaturas elevadas.

O meteorologista alerta para o risco de focos de incêndio nas seguintes áreas:

  • Centro-Oeste
  • Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)
  • Interior do Sudeste

Nessas regiões, o manejo com fogo demandará atenção redobrada.

Neutralidade climática deve predominar e favorece calendário de chuvas para a próxima safra de soja, diz meteorologista - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

A partir de outubro, as anomalias positivas de precipitação tendem a ganhar força, fornecendo umidade adequada para o avanço da semeadura, sobretudo no Centro-Oeste e no Sudeste. As chuvas também devem alcançar o Matopiba, ampliando as condições para o plantio de soja.

Para Müller, o quadro desenhado pela neutralidade climática garante que as chuvas ocorram dentro do calendário agrícola, oferecendo um início de safra considerado otimista pelos produtores.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro