O QUE SÃO LIMES ESPANHÓIS E COMO CULTIVÁ-LOS
O que são limões espanhóis? Os limões espanhóis (Melicoccus bijugatus), ou Mamoncillo, são aglomerados de frutas que se assemelham a pequenos limões, mas têm uma casca dura, externa e uma lichia-like dentro. O sabor foi descrito como um cruzamento entre limões e lichias, e, embora possam ser um pouco difíceis de abrir e comer, valem a pena o esforço!
Se você vive em um clima tropical ou subtropical e tem espaço suficiente, você pode aprender a cultivar limões espanhóis, também conhecido como Mamoncillo. Esta árvore frutífera pode ficar muito grande (até 25 metros ou 85 pés) e pode se espalhar também! Nós só recomendamos que você plante limões espanhóis se você tiver muito espaço e o clima para acompanhar!
Se você está interessado em aprender o que são limões espanhóis e como cultivá-los, continue lendo este guia de jardinagem fácil de seguir!
O QUE SÃO LIMÕES ESPANHÓIS
Como observado acima, os limões espanhóis, ou Mamoncillo, são uma fruta tropical que cresce em aglomerados de 12-15 em árvores grandes. Essas frutas têm uma concha externa dura e uma geleia macia por dentro. Parecem pequenos limões não maduros! Uma vez que você tenha consumido a parte carnínua, como geleia (a fruta descascada), haverá uma grande semente redonda dentro. Ao contrário da crença popular, os limões espanhóis NÃO fazem parte da família cítrica, mas fazem parte da família Soapberry.
A semente dentro é grande e branca, e dependendo quando colhida, os limões espanhóis podem provar em qualquer lugar de realmente torta e azedo (quando colhido cedo) ou doce (quando colhido mais tarde!). Os limões espanhóis não podem ter temperaturas abaixo de 25F (-4C). Uma vez comida, a semente pode ser assada e consumida como castanhas. A fruta em si é muito saudável e é rica em ferro, fibra, niacina, fósforo e vitamina A. A polpa suculenta pode fazer excelentes geleias, geleias, tortas e bebidas.
Esta árvore frutífera é nativa de Porto Rico, Costa Rica, Índias Ocidentais, Bahamas e América do Sul. Em Floria, o limão espanhol é cultivado tanto como uma árvore frutífera quanto como uma árvore de sombra, e geralmente cresce no acostamento da estrada.
REQUISITOS PARA O CULTIVO DE LIMÕES ESPANHÓIS:
SOL:
Por se trata de uma árvore tropical e subtropical, ela precisará ser plantada em um local com sol total. Certifique-se de que sua árvore de cal espanhola receberá pelo menos 6-8 horas de luz solar por dia. Escolha um lugar em seu jardim que esteja protegido do vento também.
SOLO:
Os limões espanhóis podem crescer em quase qualquer tipo de solo, desde que o solo esteja bem drenante. Você pode começar sementes de limão espanhol dentro de casa, e depois transferir ao ar livre uma vez que o tempo permitir. Você pode cultivar as árvores frutíferas em uma panela grande, e depois transferir para o gorund.
ÁGUA:
Embora as árvores de cal espanholas sejam resistentes à seca, árvores jovens (4 anos ou mais jovens), precisarão de rega regular até que sejam estabelecidas. Especialmente em climas quentes, certifique-se de que sua árvore jovem receba muita água durante seu estágio de crescimento.
PROPAGAÇÃO:
Os limões espanhóis podem ser cultivados a partir de sementes, mas a melhor e mais fácil maneira de cultivar limões espanhóis é comprar uma árvore jovem já cultivada. O plantio a partir de sementes pode levar muito tempo (8-10 anos) para frutas. Depois de adquirir a árvore jovem, plante em uma área com sol cheio e muito espaço. As árvores de cal espanholas não são auto polinizações, e, portanto, você vai precisar de um macho e uma fêmea. É por isso que sugerimos que você compre uma pequena árvore do seu berçário local.
CUIDADOS COM O LIMÃO ESPANHOL:
FERTILIZANTE:
As árvores jovens de mamoncillo precisam ser fertilizadas com um adubo completo e equilibrado a cada dois meses. Duas vezes por ano, aplique estrume ao redor da árvore. Uma vez estabelecida a árvore (após 4 anos), alimente-a com um fertilizante rico em fósforo e potássio.
PODA:
A poda regular deve ser feita para controlar seu tamanho. As árvores mamoncillo podem crescer muito altas, por isso controlar a altura é muito importante.
COLHEITA:
Depois de cerca de 4 ou 5 anos, sua árvore de cal espanhola começará a empacoar frutas. Isso vai acontecer no início do verão e outono. Você saberá que está pronto para colher assim que a casca externa da fruta se tornar frágil e facilmente quebrável.
PRAGAS E DOENÇAS:
As árvores de cal espanholas podem ser suscetíveis a moscas frutíferas e moscas negras cítricas. Fique atento à mancha de folhas e ao scurf verde, pois podem ser doenças comuns nesses tipos de árvores.
Veja também:
Como Plantar Pera Dicas Simples e Práticas
Veja como plantar manga em vaso ou solo passo a passo
Como cultivar uvas confira o passo a passo
Receita de Argolinhas fritas de limão Super Delicioso
Como Plantar limão no Vaso Guia Simples Passo a Passo