Pará AntecipA Rastreabilidade e Avança na Qualidade do Gado

Início - Notícias e Tendências do Agro - Pará AntecipA Rastreabilidade e Avança na Qualidade do Gado
O Pará, segundo maior rebanho bovino do país, começou a implantar um sistema de rastreabilidade individual dos animais antes da exigência prevista pelo Ministério da Agricultura para dezembro de 2024. A medida coloca o estado na dianteira da pecuária nacional e reforça o foco em produtividade e sustentabilidade.
Segundo Bruno Brainer, diretor de negócios da Friboi para Pará e Tocantins, o volume de abate no estado quase dobrou nos últimos cinco anos. No mesmo período, o peso médio dos machos abatidos aumentou em mais de meia arroba, resultado do uso intensivo de tecnologia nas propriedades.
Investimento em tags para pequenos produtores
- JBS Friboi e Fundação Amazon doaram 3 milhões de tags (brincos e bottons);
- O material é destinado principalmente a pequenos pecuaristas;
- O objetivo é garantir rastreabilidade total do rebanho e facilitar o acesso a mercados exigentes.
A indústria frigorífica reconhece a evolução da carne produzida no Pará. Estudos da Fundação Getúlio Vargas, apresentados durante a COP 30 realizada no estado, confirmaram a trajetória de descarbonização da pecuária local.
Com a adoção de práticas como confinamento, Terminação Intensiva a Pasto (TIP) e melhoramento genético, o estado busca manter animais mais jovens, com maior acabamento e peso, consolidando a pecuária como vetor de crescimento regional.

Imagem: Reprodução via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural