Brasil Assina Acordo para Energias Renováveis na Amazônia
Início - Notícias e Tendências do Agro - Brasil Assina Acordo para Energias Renováveis na Amazônia
O Ministério de Minas e Energia (MME) firmou no sábado, 15, um protocolo de intenções com a Global Energy Alliance for People and Planet (Geapp) para ampliar o acesso a fontes renováveis em comunidades isoladas da Amazônia. O documento, com validade de cinco anos, foi assinado no sexto dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
Segundo o MME, a parceria busca combater a pobreza energética nos estados amazônicos, onde cerca de 1 milhão de pessoas vivem sem eletricidade e outros 2 milhões não estão conectados à rede nacional.
Principais pontos do acordo
- Financiamento: captação de recursos para projetos de geração limpa.
- Assistência técnica: suporte para implantação de sistemas renováveis.
- Intercâmbio de conhecimento: troca de experiências entre governo e iniciativa privada.
A iniciativa também pretende reduzir a dependência de combustíveis fósseis na região, alinhando-se ao programa Energias da Amazônia, voltado à descarbonização. Hoje, a maior parte dos sistemas isolados — redes elétricas não conectadas ao Sistema Interligado Nacional — concentra-se na Região Norte e utiliza geração a diesel para garantir o suprimento.
Com o novo protocolo, governo e Geapp pretendem impulsionar projetos de energia solar, eólica e outras fontes renováveis, além de incentivar atividades econômicas nas localidades atendidas.

Imagem: Antonio Scorza via canalrural.com.br
Com informações de Canal Rural