Pedidos de Recuperação Judicial no Agro Sobem 32% no 2º Trimestre
Início - Notícias e Tendências do Agro - Pedidos de Recuperação Judicial no Agro Sobem 32% no 2º Trimestre
Os pedidos de recuperação judicial (RJ) envolvendo o agronegócio atingiram 565 registros no segundo trimestre deste ano, alta de 31,7% em relação ao mesmo período de 2024, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (29) pela Serasa Experian.
O avanço, considerado recorde pela consultoria, foi puxado principalmente pelos produtores rurais formalizados como pessoa jurídica (PJ), responsáveis por 243 solicitações — o dobro do volume apresentado entre abril e junho do ano passado.
Na cadeia de fornecimento, que abrange revendedores de insumos e demais empresas ligadas ao setor, foram protocolados 102 pedidos, incremento de 8,5% na comparação anual.
A Serasa não detalhou as causas do crescimento. Para o advogado especializado em reestruturação empresarial Euclides Ribeiro Silva, o nível atual da taxa Selic, fixada em 15% ao ano, compromete a viabilidade financeira de muitos produtores. “Pagando juros de 15% ao ano, não há agronegócio que funcione”, afirmou.
Silva relatou que acompanha processos de recuperação judicial que vão de R$ 2 milhões a R$ 5 bilhões, envolvendo desde pequenos até grandes produtores.
Imagem: canalrural.com.br
Em entrevista no sábado (27), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o governo avalia possíveis abusos no uso do instrumento de proteção contra credores por certos segmentos, inclusive o agro.
Com informações de Canal Rural