Imagem destacada Pesquisa Mostra Contágio de Emoções Entre Abelhas

Pesquisa Mostra Contágio de Emoções Entre Abelhas

Tudo Sobre Roça
24/01/2026
Dólar (USD ➜ BRL) -- Atualizando…
Tempo agora
-- Selecione uma região

Início - Notícias e Tendências do Agro - Pesquisa Mostra Contágio de Emoções Entre Abelhas

Um estudo conduzido pela Southern Medical University, em Guangzhou, China, concluiu que o chamado contágio afetivo positivo — transferência de estados emocionais entre indivíduos — também ocorre em abelhas.

O trabalho, intitulado “Positive affective contagion in bumble bees”, foi publicado na revista Science em outubro de 2025 e indica que o bom humor pode ser transmitido entre esses insetos apenas por meio da visão, sem necessidade de contato físico.

Como o experimento foi feito

  • Um grupo de abelhas foi treinado em flores de cores distintas, associadas a reforços diferenciados, como doses de açúcar.
  • Após receber o estímulo, essas abelhas passaram a agir de forma mais rápida, confiante e disposta a pousar em diferentes flores.
  • Abelhas que não receberam açúcar apresentaram o mesmo comportamento otimista depois de interagir visualmente, por 30 segundos, com o grupo estimulado.
  • Quando o experimento foi realizado na escuridão total, não houve transmissão de estado emocional, reforçando o papel da visão.

Segundo os autores, os resultados sugerem que a contaminação afetiva é um mecanismo evolutivo presente em vertebrados e insetos sociais. A pesquisa acrescenta que mudanças no humor podem influenciar diretamente a agilidade e a confiança das abelhas na execução de tarefas.

Contexto científico

Em 2022, o professor Lars Chittka, da mesma universidade, lançou o livro The Mind of a Bee, no qual descreve capacidades sensoriais e cognitivas das abelhas, incluindo sua senciência, ou seja, a habilidade de sentir e ser emocionalmente afetadas pelo ambiente.

Pesquisa Mostra Contágio de Emoções Entre Abelhas - Imagem do artigo original

Imagem: canalrural.com.br

Os novos achados reforçam que condições a que esses insetos são expostos em áreas agrícolas impactam não apenas a sobrevivência, mas também o bem-estar emocional e o desempenho como polinizadores.

Com informações de Canal Rural

Deixe Seu Comentário Abaixo

Sobre o Autor

Compartilhe com Amigos!

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba os melhores destaques da roça e do agro