PIB Potencial do Brasil Fica em 2,6% em 2024
Início - Notícias e Tendências do Agro - PIB Potencial do Brasil Fica em 2,6% em 2024
A Secretaria de Política Econômica (SPE) informou, nesta segunda-feira (1º), que o Produto Interno Bruto (PIB) potencial do Brasil atingiu 2,6% em 2024. O indicador representa o ritmo máximo de expansão que a economia pode registrar sem gerar pressão inflacionária.
De acordo com o relatório, o hiato do produto – diferença entre o PIB efetivo e o potencial – ficou em 0,4% no ano passado. A SPE atribui esse resultado, principalmente, ao uso de mão de obra acima do nível considerado sustentável.
Para calcular o PIB potencial, o governo incluiu variáveis além das habituais, como capacidade de geração de eletricidade e área agriculturável. Segundo a pasta, esses fatores naturais capturam ganhos ligados à disponibilidade e à qualidade dos recursos ambientais, relevantes para economias dependentes de riquezas naturais, como a brasileira.
Entre os elementos que mais impulsionaram o PIB potencial de 2024, destacam-se o capital humano e a expansão da área colhida. Já o hiato menor, combinado à queda recente da taxa de desemprego de equilíbrio estimada, ajuda a explicar a inflação mais contida em serviços, mesmo com o mercado de trabalho próximo de níveis mínimos históricos.

Imagem: Canva via canalrural.com.br
A SPE pretende incluir, no futuro, a produção de hidrocarbonetos e biocombustíveis na metodologia do PIB potencial, além de divulgar projeções do indicador. O documento não definiu prazo para essas mudanças.
Com informações de Canal Rural